TIMES

Por Redação ge — Jeddah, Arábia Saudita


Depois de começar esta sexta-feira na Arábia Saudita líder do terceiro treino livre da F1 com Max Verstappen, a Holanda ainda celebrou sua primeira vitória na Fórmula 2 em 2024 com Richard Verschoor, mas a alegria durou pouco. O piloto da Trident faturou a corrida sprint da etapa de Jeddah, chegando à frente de Dennis Hauger, e superando nas voltas iniciais o pole position Paul Aron, terceiro na bandeirada. No entanto, Verschoor acabou desclassificado por infração da Trident.

Enzo Fittipaldi foi o mais bem colocado dos brasileiros: terminou em quarto, após largar em sexto, mas herdou o terceiro lugar após Verschoor ser penalizado. Ele chegou a perder uma posição na largada mas recuperou-se no decorrer da prova. Seu compatriota e o atual campeão da Fórmula 3, Gabriel Bortoleto, largou em 14º e ficou com o 10º lugar após as mudanças.

Richard Verschoor ganhou sua primeira corrida da F2 em 2024, na Arábia Saudita — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Verschoor disputa sua quarta temporada na F2, e volta a ter três vitórias na última categoria de acesso à F1.

A corrida sprint teve o desfalque de Oliver Bearman, até então pole de domingo; o britânico de 18 anos foi convocado às pressas para substituir Carlos Sainz na Ferrari depois que o espanhol foi diagnosticado com apendicite. O carro de Bearman, da Prema, permaneceu parado nos boxes.

Jak Crawford, que chegou na sexta colocação, chegou a entrar na mira dos comissários por quase acertar Bortoleto quando os carros deixavam o pit lane rumo ao grid, para a volta de apresentação.

A corrida

Pole position conforme a regra de inversão do grid segundo o resultado da classificação, realizada nesta quinta-feira, Paul Aron abriu a primeira volta na frente de Verschoor e Isack Hadjar, pouco antes de uma confusão generalizada trazer o primeiro safety car para a pista.

Franco Colapinto e Zak O'Sullivan, da MP Motorsport, ficaram parados no grid embora a equipe tenha conseguido trazer os dois para os boxes e mandá-los de volta para a corrida. Pupilo da Mercedes e único carro da Prema na pista, Kimi Antonelli acertou a traseira de Crawford e perdeu um pedaço da asa dianteira, caindo para 11º. Victor Martins, que bateu no muro na saída da curva 2, abandonou.

Em meio aos , Enzo Fittipaldi caiu de sexto para sétimo lugar, chegando a perder um de seus retrovisores. Bortoleto manteve seu 14º lugar, atrapalhado pelo carro de Colapinto parado no colchete à sua frente.

O safety car deixou a pista na volta 5, permitindo que Verschoor se aproximasse de Aron e enfim, ultrapassasse na oitava volta após uma tentativa no giro anterior. Enquanto isso, Fittipaldi começou sua recuperação: superou Pepe Martí e voltou ao sexto lugar; depois, passou Isack Hadjar.

Dennis Hauger subiu para a terceira colocação na volta 10, momento em que Amaury Cordeel parou atravessado no meio da pista na curva 2. Ele rodou na entrada do trecho e seu carro apagou. O safety car retornou por mais duas voltas; quando deixou a pista, Fittipaldi se aproximou de Hadjar até deixá-lo para trás de vez, na 14ª.

Juan Manuel Correa acertou o muro da curva 22 no 16º giro da prova, espalhando detritos na pista e convocando uma terceira bandeira amarela - desta vez, porém, com o safety car virtual. A bandeira verde surgiu na 18ª de 20 voltas, momento em que Hauger passou Aron pela vice-liderança e Antonelli, depois de superar Kush Maini, assumiu o oitavo posto e conteve a pressão do rival da Virtuosi.

Resultado

Resultado da F2 após a desclassificação da Trident em Jedá — Foto: Reprodução/F2

Veja também

Mais do ge