TIMES

Por Redação do ge — Monza, Itália


Após Vesti segurar Martins e vencer a corrida 1 da F2 2023 em Monza, Oliver Bearman prevaleceu em disputa tumultuada e levou a melhor neste domingo, na corrida 2. Para festa da PREMA, o piloto britânico assumiu a liderança na Itália ainda na primeira volta e se manteve à frente em meio aos cinco safety cars da prova. Ayumu Iwasa se recuperou e chegou em segundo, com Theo Pourchaire fechando o pódio; o brasileiro Pietro Fittipaldi cruzou em quarto.

Com os resultados em Monza, a decisão do título ficou para a rodada decisiva - a ser disputada apenas no fim de novembro, em Abu Dhabi. Pourchaire tem 190 pontos na tabela, 24 a mais que o vice-líder Frederik Vesti, que recolheu logo no início da corrida 2.

Oliver Bearman venceu a corrida 2 da F2 2023 na Itália — Foto: Rudy Carezzevoli - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Resultado

Resultado da corrida 2 da F2 2023 na etapa da Itália, em Monza — Foto: Reprodução

A largada

Largando da pole position, Pourchaire saiu bem e se defendeu de Bearman na primeira variante. Na sequência, os dois ficaram roda a roda e o piltoo da PREMA tomou a ponta na entrada para a Della Roggia. Victor Martins ganhou duas posições e Vesti também saltou - mas o vice-líder da F2 abandonou ainda na primeira volta.

Ao tentar ultrapassagem sobre Roman Stanek, Vesti escapou do traçado em Monza e foi parar no muro. A direção de prova acionou o primeiro safety car do dia, e Pourchaire viu o principal rival pelo título se retirar da prova.

A corrida

O carro de segurança entrou nos boxes na quarta volta, mas a ação na pista não durou muito. Na volta 7, Arthur Leclerc rodou na primeira variante e abandonou, forçando mais uma saída do safety car. Sob nova bandeira amarela, o pelotão da frente aproveitou para ir aos boxes trocar pneus. Bearman saiu à frente de Pourchaire e Daruvala assumiu a liderança provisória; Doohan, Iwasa e Hadjar também seguiram na pista.

Cinco voltas depois, foi a vez de a corrida ser liberada e ter uma paralisação mais uma vez. Daruvala deu o ritmo e sofreu pressão, ficando lado a lado com Doohan. Algumas curvas depois, Iwasa aproveitou a briga dos dois e, por fora, conseguiu uma ultrapassagem dupla na segunda variante.

O problema? Mais atrás, Zane Maloney sofreu toque de Roy Nissany, rodou e bateu forte. Novo safety car na pista, agora passando com os pilotos por dentro do pit lane para fugir dos detritos na reta. Daruvala e Iwasa aproveitaram o momento para trocar pneus e Bearman, que havia acabado de ultrapassar Doohan, reassumiu a ponta da corrida 2.

A corrida recomeçou na volta 16, com Bearman na liderança e Crawford ultrapassando Verschoor pela sexta colocação. Martins passou os dois na sequência e ainda subiu para quinto, deixando Maini para trás um giro depois. Pourchaire, enquanto isso, tomou a segunda colocação de Doohan.

Imagens mostraram o DRS de Martins travado e aberto por toda a volta, e os comissários forçaram o piloto da ART a passar pelos boxes para reparos. A equipe não conseguiu solucionar o problema e Victor teve que abandonar.

Na frente do pelotão, Bearman sustentava uma vantagem sobre Pourchaire em torno de 2s5. Mas o cenário mudou com a entrada de um novo safety car, agora causado por colisão de Maini, que parou na brita com danos à asa dianteira, com Crawford.

Bearman novamente se segurou à liderança na relargada. Logo atrás, Iwasa superou Pourchaire na segunda perna da variante, subindo para a segunda colocação em Monza. Mas a prova teve mais uma paralisação com safety car após Crawford abandonar, resultado de toque com Stanek. O carro de segurança guiou o grid até a bandeirada, garantindo o triunfo de Bearman na Itália; Iwasa e Pourchaire fecharam o pódio.

Veja também

Mais do ge