TIMES

Por Redação ge — Monza, Itália


Teria a Fórmula 2 neste sábado antecipado o que pode esperar a Fórmula 1 em Monza? O degrau final da base antes da elite do automobilismo europeu premiou Frederik Vesti como vencedor de uma agitadíssima corrida sprint. O quinto triunfo do vice-líder do campeonato veio após muita pressão de Victor Martins, que atravessou o grid depois de largar em sexto lugar. Richard Verschoor conseguiu se manter nas posições iniciais, iniciando a prova em segundo lugar, e foi terceiro.

Enzo Fittipaldi acabou prejudicado em um contato na parte final da corrida: ele largou em 13º, ganhando duas posições na largada e subindo para décimo. Porém, retornou à posição original após o segundo safety car e na relargada, se viu cercado por uma disputa com pelo menos três carros lado a lado na pista. A bagunça até ajudou o brasileiro a voltar para a 11ª colocação, mas ele acabou empurrado para fora da pista e cruzou a linha de chegada em 16º.

Frederik Vesti vence corrida sprint da Fórmula 2 2023 em Monza, na Itália — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Quem lidera o campeonato é Theo Pourchaire, que também se destacou pelo trabalho de recuperação na prova deste sábado. Após largar em décimo, o francês conseguiu chegar em quarto lugar e minimizar as perdas para Vesti, que estava a 12 pontos dele na tabela. Essa diferença agora caiu para sete.

Kush Maini à frente de Victor Martins na corrida sprint da F2 em Monza, na Itália. Piloto da Campos foi uma das "vítimas" do francês — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Na largada, Vesti conseguiu se colocar ao lado do pole Ralph Boschung e Verschoor, e assumiu a liderança enquanto o Boschung travava os pneus e passava reto, caindo para a quarta colocação. Líder do campeonato, Theo Pourchaire pulou de décimo para nono.

A corrida, porém, logo foi sinalizada com a bandeira amarela quando Amaury Cordeel ficou parado no meio da pista. Ele rodou após ser tocado por Zane Maloney. A prova foi retomada na quinta volta; antes pole position, Boschung perdeu mais posições e despencou na classificação da prova.

Foi aí que começou a caça de Martins: originalmente sexto, ele entrou no top 5 ao superar Isak Hadjar e pressionou Jak Crawford, ganhando a quarta posição do piloto da Hitech na sexta volta. No mesmo momento, Pouchaire conseguiu também passar Hadjar e assumir a sexta colocação na prova.

No sétimo giro, Martins colou em Kush Maini e ultrapassou o piloto da Campos para assumir a última vaga do pódio. Quatro voltas depois ele já era segundo, tendo superado Richard Verschoor. Pourchaire, de igual modo, seguiu à caça dos rivais; passando, desta vez, Crawford e entrando no top 5 da corrida.

Mais uma paralisação

O segundo safety car da prova foi acionado no 12º giro, quando Juan Manuel Correa tocou em Roy Nissany. A disputa foi retomada na volta 16, momento em que Martins acabou errando e permitiu a aproximação de Verschoor.

No entanto, o francês conseguiu pegar o vácuo do líder Vesti ainda na reta principal e abrir uma distância mais segura para o rival da Van Amersfoort. Logo atrás, Pourchaire passou Maini e assumiu a quarta colocação. O indiano da Campos chegou a ensaiar uma retaliação, mas sem sucesso.

Por fim, a bandeira amarela serviu para aproximar Martins de Vesti, que sustentava mais de 1s de vantagem sobre o francês. Essa diferença caiu para menos de meio segundo nas últimas voltas. Ainda assim, o dinamarquês da Prema conseguiu conter o rival e faturar a prova.

Resultado

  1. Frederik Vesti (Prema)
  2. Victor Martins (ART Grand Prix)
  3. Richard verschoor (Van Amersfoort)
  4. Theo Pourchaire (ART Grand Prix)
  5. Kush Maini (Campos Racing)
  6. Oliver Bearman (Prema)
  7. Arthur Leclerc (DAMS)
  8. Roman Stanek (Trident)
  9. Jack Doohan (Invicta Virtuosi)
  10. Clement Novalak (Trident)
  11. Isack Hadjar (Hitech)
  12. Dennis Hauger (MP Motorsport)
  13. Jak Crawford (Hitech)
  14. Zane Maloney (Carlin)
  15. Enzo Fittipaldi (Carlin)
  16. Joshua Mason (Charouz)
  17. Jehan Daruvala (MP Motorsport)
  18. Juan Manuel Correa (Van Amersfoort)
  19. Ralph Boschung (Campos)
    Ayumu Iwasa (DAMS) - ABANDONOU

Veja também

Mais do ge