TIMES

Por Redação do ge — Zandvoort, Holanda


Caos no sábado, drama no domingo. O fim de semana da etapa da Holanda na F2 2023 terminou com a primeira vitória de Clement Novalak na categoria, após corrida 2 repleta de incidentes e reviravoltas em Zandvoort. Zane Maloney cruzou em segundo, com Jak Crawford fechando o pódio em uma das últimas etapas do ano.

Todos os seis primeiros pilotos na tabela sofreram algum tipo de intempérie. O líder Theo Pourchaire colidiu e abandonou na volta 11, enquanto o vice-líder Frederik Vesti se despediu da prova após perder ambos os pneus traseiros, soltos, na volta de saída dos boxes. Victor Martins e Ayumu Iwasa, punidos, terminaram em nono e 13º, respectivamente; Oliver Bearman e Jack Doohan abandonaram.

Clement Novalak venceu pela primeira vez na F2 neste domingo, na Holanda — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Neste fim de semana, a F2 já havia visto a corrida 1 na Holanda ser suspensa devido à chuva. Em disputa de apenas duas voltas afetada pela chuva e com batida grave envolvendo três carros, nenhum ponto foi distribuído.

A F2 2023 agora segue para Monza para a penúltima etapa do ano, entre os dias 1º e 3 de setembro. Após o fim de semana italiano, a temporada terá mais de dois meses de pausa antes do encerramento em Abu Dhabi, entre 23 e 25 de novembro.

Resultado

Resultado da corrida 2 da F2 2023 na Holanda — Foto: Reprodução

A largada

Sem chuva, mas ainda sob pista molhada, os pilotos na frente do grid saíram de pneus slick macios para largada em movimento. Não demorou muito até que Vesti rodasse na curva 1 e caísse para 19º e Juan Manuel Correa atingisse Bearman; este escapou e passou pela brita no mesmo ponto. Martins também espalhou, voltando à pista em 15º. Doohan rodou na última curva e viu a própria corrida chegar ao fim, forçando a entrada do safety car em Zandvoort.

A corrida

O safety car permaneceu até o fim da terceira volta, quando o pole position Crawford se manteve à frente em mais uma largada na Holanda. Mais atrás, Iwasa tentou ultrapassar Kush Maini pelo sétimo lugar e ambos pararam fora do traçado, mas conseguiram retornar; o piloto da DAMS foi punido com 10s.

A janela de pit stops para quem usava slicks foi aberta por Maloney, que trocou os pneus macios por médios no oitavo giro. Crawford, Hauger e Correa, os três primeiros até então, responderam na volta seguinte e também foram aos boxes.

Pourchaire entrou para os boxes na volta 10, protagonizando um incidente inusitado: em meio à frenagem para adentrar o pit lane, o francês da ART quase atingiu a traseira de Hadjar. Na volta de saída dos boxes, o líder do campeonato deu adeus à prova após colidir, de frente, com a barreira da curva 7.

Poucos instantes antes de um novo safety car ser acionado, a PREMA fez pit stop duplo. Uma boa oportunidade para Vesti, certo? Errado. A equipe não prendeu bem os pneus traseiros, e o piloto dinamarquês perdeu dois dos quatro pneus logo depois de sair dos boxes - esse foi, então, mais um fim precoce a um piloto no top 6 da F2 2023. Nissany, de quebra, levou um susto.

Novalak, que parou antes da entrada do carro de segurança, liderava o pelotão à frente de Crawford, Maloney, Verschoor e Martins; Enzo Fittipaldi era o nono. A corrida recomeçou novamente na volta 16 após o safety car entrar nos boxes.

Maloney tomou a vice-liderança da Crawford na curva 1 enquanto Martins, mais atrás, forçou Bearman para fora com um toque. O piloto da PREMA parou na barreira de proteção e abandonou; o francês da ART Grand Prix se manteve na prova, mas foi punido com 10s pelo incidente. O DRS foi liberado na volta 22 e Correa foi o primeiro a se beneficiar, ultrapassando Roy Nissany pela décima colocação.

Devido às múltiplas intervenções, a corrida terminou sob cronômetro em vez das 40 voltas completas. Já nos dez minutos finais, Maloney tentou perseguir Novalak com pneus já desgastados, mas sem sucesso - o francês da Trident, que só tinha dois pontos na temporada até aqui, somou 26 neste domingo com a vitória e a volta mais rápida. Crawford se aproximou bem e por pouco não tomou o segundo posto, mas cruzou em terceiro por uma diferença de 0s3.

Veja também

Mais do ge