TIMES

Por Redação ge — Zandvoort, Países Baixos


A chuva que atrapalhou o treino da F1 reapareceu e mudou o destino da corrida sprint da Fórmula 2, neste sábado. O pole position Theo Pourchaire perdeu a posição após bater no caminho para o grid de largada e um sério acidente com Ralph Boschung, Kush Maini e Jak Crawford acionou uma bandeira vermelha que durou meia hora. A prova, que já começou quase 15 minutos atrasada pelo mau tempo, foi encerrada de vez quando a precipitação ganhou força.

A direção de prova invalidou os pontos que seriam concedidos aos oito primeiros colocados; assim, Isack Hadjar, que ocupava o primeiro lugar na corrida, não será considerado vencedor - o mesmo vale para Victor Martins e Juan Manuel Correa, cujo pódio não vai contar. Enzo Fittipaldi, que largou em 19º, ficou em 14º.

Chuva forçou interrupção da corrida sprint da F2 na Holanda com apenas uma volta válida — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Se Theo Pourchaire pôde contar com a reversão de grid na corrida sprint para compensar o décimo lugar na classificação para o domingo, a sorte do francês terminou antes mesmo da largada: ele bateu quando se encaminhava para o grid, apresentou um problema no seu carro decorrente do contato e, sem tempo suficiente para acertá-lo, teve que largar do pit lane e perder a pole position na prova.

A chuva fez com que a prova começasse com os carros atrás do safety car, numa largada em movimento. Mas o carro de segurança só teve tempo de cruzar o pit lane devido a dois incidentes envolvendo três carros: Kush Maini vinha em disputa de posição com Jack Crawford e tocou no piloto da Hitech, que rodou.

O indiano da Campos chegou a atravessar uma placa de publicidade e ficar atravessado na pista, quando seu colega Ralph Boschung surgiu e ergueu o carro do companheiro com o bico de seu monoposto.

Os dois veículos acabam "encavalados" e Crawford também parou na grama. Boschung chegou a sair do carro para verificar se o colega estava bem e, depois, pareceu sentir o impacto da pista.

Antes da batida, as posições da frente se mantiveram com Hadjar na liderança e Martins em segundo lugar. Oliver Bearman conseguiu sair da quarta para a terceira colocação e, ao fundo do grid, Pietro Fittipaldi ganhou quatro posições, de 19º para 15º.

Isack Hadjar lidera corrida sprint da F2 2023 em Zandvoort, na Holanda — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

A bandeira vermelha foi acionada para a remoção dos carros e o conserto das barreiras atingidas, paralisando a corrida por quase meia hora. A etapa foi retomada já com o cronômetro de 21 minutos substituindo as 29 voltas originalmente previstas. No entanto, a chuva voltou a ganhar força e a direção de prova optou por não concluir a disputa depois de mais uma bandeira vermelha.

Resultado

Resultado da corrida sprint de F2 na Holanda — Foto: F2

Veja também

Mais do ge