TIMES

Por Rafael Bizarelo — Rio de Janeiro


Max Verstappen é o líder da F1 2024 com folga. O holandês possui 81 pontos a mais que o segundo colocado, Lando Norris. Apesar de uma clara melhora da McLaren na temporada, a equipe britânica não conseguiu superar o tricampeão mundial nas últimas quatro etapas. Nos GPs de Canadá, Espanha e Inglaterra, a RBR acertou a estratégia de pneus e contou com erros da McLaren nos boxes para sair na frente.

Lando Norris faz pit stop no GP da Inglaterra da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A disputa entre Max Verstappen e Lando Norris cresceu desde o Grande Prêmio de Miami de F1 2024, vencido pelo piloto britânico. Quando a McLaren superou o tricampeão mundial e conquistou a primeira vitória na temporada, ela não saiu mais da cola de Verstappen. No GP da Emilia-Romagna, o holandês segurou o adversário nas retas finais e venceu. Em Mônaco, na sequência, os dois ficaram fora do pódio.

Mônaco foi a última prova em que Lando Norris conseguiu terminar na frente de Max Verstappen. Em três das quatro provas seguintes, a RBR levou a melhor na estratégia de pneus para o tricampeão terminar na frente do principal adversário na F1 2024.

Demora de Norris para trocar os pneus tira vitória no Canadá

Atrás de George Russell e Max Verstappen no grid de largada, Norris superou o holandês e passou a pressionar o compatriota, que também ficou para trás. A McLaren voou no Circuito Gilles Villeneuve e abriu uma vantagem de 11s para o piloto da RBR, mas a entrada do safety car na pista mudou completamente a situação da prova.

Max Verstappen na frente de Lando Norris no GP do Canadá de F1 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Logan Sargeant, da Williams, rodou na volta 25, o que causou a entrada do safety car. Verstappen e Russell foram para os boxes e colocaram pneus intermediários para a pista molhada de Montreal. Norris, porém, parou apenas duas voltas depois e, somado a um erro na saída do pit-lane, caiu para a quarta colocação.

Oscar Piastri e George Russell ficaram para trás, mas não deu para chegar em Max Verstappen, que cruzou a linha de chegada com vantagem de 3s para Lando Norris.

Pit-stop de 1s9 da RBR supera parada lenta da McLaren na Espanha

Na pole position do GP da Espanha, Norris tinha tudo para voltar a vencer Verstappen. Já na largada, o piloto da McLaren tentou segurar o holandês, mas não conseguiu. Eles dois também foram ultrapassados por Russell, que pulou para a ponta, mas não por muito tempo. Na terceira volta, Max já era o líder.

Max Verstappen fez pit-stop de 1s9 no GP da Espanha de F1 2024 — Foto: Clive Rose - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Verstappen parou para a troca de pneus na volta 17 em um pit-stop de apenas 1s9 da RBR. Lando Norris não foi aos boxes na mesma janela dos adversários. Pelo rádio, a equipe sugeriu o pit-stop para ele voltar na frente de Russell, mas ele afirmou que a briga era com Verstappen, não com o compatriota. Norris parou na virada da volta 23 para 24 e voltou em sexto, atrás de Carlos Sainz.

Após a primeira troca, Norris ultrapassou Sainz, Hamilton e Russell até se aproximar de Verstappen. Com 4s até o tricampeão, ele parecia caminhar para uma disputa direta com o adversário, mas a RBR foi mais esperta. Max parou na volta 44, enquanto Lando foi aos boxes apenas no 47º giro, e um pit-stop de 3s6 por um erro ao afixar o pneus esquerdo da McLaren afastou a possibilidade de vencer. Ele tentou, se aproximou, mas Verstappen venceu mais uma vez.

RBR erra na Áustria, mas Verstappen tira Norris da corrida

Até mesmo quando a RBR errou, não deu para Norris superar o principal adversário. No Grande Prêmio da Áustria, Max Verstappen voou na liderança e parecia acelerar para mais uma vitória tranquila, assim como muitas em seu currículo na Fórmula 1.

Lando Norris e Max Verstappen entram juntos nos boxes no GP da Áustria de F1 em 2024 — Foto: Peter Fox - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Na volta 52, Verstappen foi chamado aos boxes pela segunda vez e esteve acompanhado de Norris. A troca do holandês foi ruim: durou 6s5 contra 2s9 do rival - que também não foi das melhores; eles retornaram à pista separados por apenas 2s9. Para completar, Max travou os pneus em uma curva e a diferença caiu para 1s8.

Esse foi o momento de Norris pressionar. Lado a lado, os dois brigavam pela primeira colocação em ritmo intenso. Ao perceber que Lando daria mais um bote, Verstappen entrou na curva 3 passando por dentro e acertou a roda dianteira direita e a asa traseira do rival, além de furar o próprio pneu. Norris precisou abandonar, enquanto Max foi punido com 10s e precisou ir aos boxes. Mesmo assim, ele saiu no lucro, e finalizou a prova na quinta colocação.

Norris erra nos boxes e perde para Hamilton e Verstappen na Inglaterra

Em uma das corridas mais eletrizantes da temporada, a disputa pela vitória no Grande Prêmio da Inglaterra foi até o fim. Com chuva e pista seca ao longo de 71 voltas, a briga entre Mercedes, McLaren e a RBR de Max Verstappen em Silverstone foi o grande destaque da prova.

Max Verstappen na frente de Lando Norris no GP do Canadá de F1 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Em Silverstone, a McLaren levou Norris e Piastri para as duas primeiras colocações para superar Russell e Hamilton, da Mercedes. Ninguém havia parado para os pneus intermediários em uma pista que começava a ficar mais molhada. Verstappen parou no momento certo: ele foi aos boxes na volta 27 e subiu para o top-3.

A pista secou. Hamilton trocou os pneus para macios, enquanto a RBR optou pelos compostos duros para Verstappen. Norris foi aos boxes logo depois, mas errou ao parar para a troca. Os 4s5 do britânico deram espaço para Lewis saltar para a liderança. Mais rápido, Max pressionou a McLaren, que ficou para trás nas voltas finais.

Bruno Senna pilota McLaren de Senna em Mônaco

Bruno Senna pilota McLaren de Senna em Mônaco

A McLaren terá mais uma chance de superar a RBR no Grande Prêmio da Hungria de F1 2024, marcado para o dia 21 de julho, às 10h. Veja o calendário completo da categoria.

Veja também

Mais do ge