TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) introduziu em seu Código Esportivo Internacional uma nova regra que pode viabilizar não só a entrada do pupilo da Mercedes Andrea Kimi Antonelli na F1, como também de outros menores de idade na categoria. Desde a estreia de Max Verstappen aos 17 anos em 2015, a federação endureceu as normas para evitar que pilotos jovem demais chegassem à elite do automobilismo europeu.

Andrea Kimi Antonelli na etapa de Mônaco da Fórmula 2 em 2024; italiano é cotado para vagas na F1 em 2025 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

A versão 2023 do livro de regras sinalizava, no Artigo 13.1, que um piloto deve possuir uma carteira de motorista de seu país e ter pelo menos 18 anos. Na edição 2024, o mesmo trecho teve a parte que menciona a exigência de uma CNH (como é chamada no Brasil) removida e incluiu um porém:

"Por critério exclusivo da FIA, um piloto que tenha demonstrado recente e consistentemente habilidade e maturidade excepcionais em competições de carros de fórmula de monopostos pode receber uma Superlicença aos 17 anos de idade".

FIA muda regra e agora pilotos com 17 anos podem entrar na F1 — Foto: FIA

A FIA acrescentou a norma que limita, por idade, a emissão da superlicença e o direito de guiar na F1 logo após a estreia de um então jovem Max Verstappen em 2015 - na época, considerada prematura.

Para receber a superlicença, os jovens pilotos ainda precisam somar 40 pontos em um sistema que engloba seus resultados nas categorias de base ou outras categorias de elite como a Fórmula E, a Super Formula e a Fórmula Indy.

Max Verstappen disputou temporada 2015 da F1 pela STR, aos 17 anos; estreia considerada precoce fez F1 mudar regras — Foto: Peter Fox/Getty Images

Em maio, a FIA confirmou ter recebido um pedido para abrir uma exceção e autorizar a emissão da superlicença de Andrea Kimi Antonelli. Com 17 anos, o italiano corre na Fórmula 2 pela Prema e é piloto da Academia Mercedes, cotado para as vagas de Lewis Hamilton na equipe alemã em 2025 ou na de Logan Sargeant na Williams.

- Recebemos essa solicitação e estamos analisando o assunto. Mas há um processo a ser seguido e várias pessoas e comissões precisam votar e concordar com isso, pois é necessária uma mudança de regra - declarou um representante da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), responsável pela emissão da superlicença - declarou a entidade, na época.

Com seus títulos na Fórmula 4 italiana e alemã, além da Fórmula Regional Europeia (FRECA) e a Fórmula Regional do Oriente Médio, Kimi já teria mais que os 40 pontos exigidos para o documento. Porém, só teria permissão para o emitir a partir de 25 de agosto, quando completa 18 anos.

Andrea Kimi Antonelli representou a Mercedes na etapa de Yas Marina da F2 2023, em Abu Dhabi — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Em abril, o adolescente guiou no Autódromo de Imola o W12, carro de 2021 da Mercedes, em testes. O italiano já havia pilotado o mesmo modelo no Circuito de Spielberg, na Áustria.

Antonelli faz parte da Academia de Pilotos da equipe alemã desde 2019. O jovem da Bolonha nasceu em 2006. No mês seguinte ao anúncio da ida de Hamilton para a Mercedes, o chefe Toto Wolff admitiu ter descartado um contrato maior ao heptacampeão pela chance de ter Kimi na F1 em 2026.

Chefe da Williams, James Vowles comentou nesta sexta-feira no GP de Miami sobre os rumores da ida de Antonelli para sua equipe e afirmou que não busca um substituto para Sargeant, porém, não descartou completamente a possibilidade de receber o pupilo da Mercedes:

- No caso de Kimi, não posso julgar o nível em que ele está. Se ele entrar no carro este ano, eu sempre disse desde o início que se trata de uma meritocracia. Logan precisa conquistar seu lugar e, no momento, ele tem algumas metas difíceis, nas quais precisa se aproximar muito mais de Alex (Albon). Mas não há nada no radar no momento sobre substituí-lo.

A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP da Espanha em 23 de junho. Veja o calendário completo da categoria.

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Veja também

Mais do ge