TIMES

Por Redação do ge — Montreal, Canadá


A vitória de Max Verstappen em uma das corrida mais eletrizantes da temporada não escondeu os erros da organização que gere o GP do Canadá. Além de uma série de informações erradas para os fãs (ao todo, foram 350 mil durante o final de semana), a segurança também não impediu uma invasão na pista. A FIA cobrou um plano de remediação, e a F1 pediu desculpas às equipes.

Torcedores no GP do Canadá de F1 2024 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Nas pistas, o Grande Prêmio do Canadá de 2024 teve de tudo. Chuva, sol, safety car e muitas ultrapassagens marcaram a prova, vencida por Max Verstappen. Lando Norris e George Russell, que também ocuparam a liderança, fecharam o pódio. A corrida foi tão caótica quando a organização do final de semana.

A chuva começou a cair antes dos treinos livres de sexta-feira. Na primeira prática, os carros demoraram para sair dos boxes enquanto a pista era drenada. Os fãs, então, receberam o comunicado de que o TL1 não seria disputado, e poderiam voltar horas depois para o segundo treino do dia. A prática, porém, foi disputada.

Chuva no Circuito Gilles Villeneuve, palco do GP do Canadá da F1 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Esse foi apenas um dos vários erros da organização do Grande Prêmio do Canadá durante o final de semana. O Circuito Gilles Villeneuve está localizado na Ilha de Notre-Dame, construída artificialmente para os Jogos Olímpicos de 1976. A drenagem do local não funcionou bem, e diversos centros de hospitalidade ficaram alagados.

O principal problema, porém, foi a falta de segurança. Como se já não bastassem as marmotas na pista durante o final de semana (a organização disse que não poderia fazer nada a respeito da situação, e os animais eram responsabilidade do parque), também houve invasão de fãs. Nenhum acidente ocorreu.

Largada do GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Em comunicado, a Fórmula 1 cobrou da organização do GP do Canadá um plano de remediação dos danos para ser apresentado até 30 de setembro de 2024. Os promotores e a FIA concordaram que o ocorreu foi uma "situação inaceitável".

- Os Stewards reforçam o fato de que o objetivo primordial deve ser prevenir a recorrência de tal incidente e deixar claro que será aplicada multa de impacto financeiro significativo em caso de reincidência - publicou a F1.

FIA divulga como deve ser o novo carro da F1 em 2026

FIA divulga como deve ser o novo carro da F1 em 2026

O Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, está confirmado como a casa do Grande Prêmio do Canadá até 2031. Max Verstappen venceu as últimas três edições da prova, mas ainda está longe de Lewis Hamilton e Michael Schumacher, maiores vencedores com sete provas ganhas.

A F1 retorna em duas semanas com a disputa do Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, no dia 23 de julho. Veja o calendário completo da categoria.

Veja também

Mais do ge