TIMES

Por Redação ge — Imola, Itália


Quase 35 anos depois, um piloto alcançou o recorde estabelecido por Ayrton Senna de poles positions consecutivas na F1: Max Verstappen. Pole no GP da Emilia-Romagna deste sábado, o tricampeão, que já vem acumulando uma série de marcas importantes na carreira nos últimos anos, honrou a memória do piloto que faleceu há exatas três décadas neste mesmo Autódromo Enzo e Dino Ferrari.

Max Verstappen igualou recorde de Ayrton Senna de oito poles positions consecutivas, no GP da Emilia-Romagna de F1 em 2024 — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

- Faz 30 anos desde que ele faleceu nesta pista, então é claro que eu me sinto honrado em conquistar a pole aqui aqui. De certa forma, é um jeito legal de homenageá-lo. Ele foi um ser humano e um piloto incrível, especialmente em voltas de classificação. Estou muito, muito feliz - declarou Verstappen após a sessão.

Senna estabeleceu seu recorde de oito poles sucessivas entre os GPs da Espanha de 1988, ano de seu primeiro título, e o dos Estados Unidos em 1989 - ano em que seu grande rival Alain Prost levou a melhor. Nos dias de hoje, Verstappen tem sido absoluto em classificações desde o GP de Abu Dhabi em novembro de 2023. Além disso, ele é o único detentor de poles nesta temporada de 2024.

NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes, Rodolpho Santos e Julio Campos fazem a prévia do GP da Emilia-Romagna

NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes, Rodolpho Santos e Julio Campos fazem a prévia do GP da Emilia-Romagna

O holandês começou o fim de semana em Imola com dificuldades - embora seja o maior vencedor do GP da Emilia-Romagna com duas vitórias desde que a etapa estreou, em 2020. Max sofreu com seu carro nos dois primeiro treinos livres; após ajustes, teve uma sessão um pouco melhor no TL3 deste sábado.

Na classificação, entretanto, tudo mudou; o tricampeão liderou os três segmentos da disputa e chegou a 39 poles na carreira, embora sua vantagem no decorrer da sessão não tenha sido tão larga. Ele ficou à frente de Oscar Piastri, da McLaren, por 0s074. Vale lembrar que a equipe britânica vem de vitória na etapa anterior, o GP de Miami, com Lando Norris.

- Eu não esperava (a pole). Fizemos algumas mudanças no final antes da classificação e parece que elas melhoraram (o carro). Eu podia ter me esforçado um pouco mais. Mas essa pista é inacreditável. Estar no limite aqui em uma volta de classificação, perto da brita... Eu cheguei a passar pela brita na última curva. Ainda estou nervoso, a adrenalina é muito grande - detalhou Max.

Comparação com Senna

Ao ge durante a semana do GP da China, no último mês, Verstappen chegou a comentar sobre as comparações entre o estilo de pilotagem dele e de Senna, lembrado pelo arrojo e a agressividade em pista:

Max Verstappen fala em exclusiva ao ge sobre Vasco, Ayrton Senna e relação com Brasil

Max Verstappen fala em exclusiva ao ge sobre Vasco, Ayrton Senna e relação com Brasil

- Eu sempre acho que é difícil comparar pilotos. Temos que admirar cada um do seu jeito. Cada um tem seu estilo de pilotagem particular. Ayrton tinha o dele. Claro, podemos admirá-los, admirar o estilo de algumas pessoas, como eles correm, como se defendem. Mas não podemos esquecer que cada área do esporte, os carros, são muito diferentes. Vamos dizer que Ayrton pilotava de uma maneira nos anos 80 e 90, se ele pilotasse hoje tenho certeza de que ele pilotaria de um jeito um pouco diferente, porque é preciso se adaptar à nova geração de carros.

Infos e horários - GP da Emilia-Romagna de F1 2024 — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge