TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Carlos Sainz é um dos pilotos mais procurados pelas equipes para a próxima temporada. A vaga do piloto espanhol na Fórmula 1 2025 não está garantida, e ele deixará a Ferrari com a chegada de Lewis Hamilton. Vencedor do GP da Austrália, Sainz foi colocado como alvo de Alessandro Alunni Bravi, chefão da Sauber. A equipe suíça foi comprada pela Audi e levará o nome da montadora a partir de 2026.

Carlos Sainz, da Ferrari, no GP de Miami de F1 2024 — Foto: Song Haiyuan/MB Media/Getty Images

A Sauber conta com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou no quadro de pilotos para 2024. Pelo menos um dos dois terá que se despedir da equipe ao fim da temporada. O experiente Nico Hulkenberg já anunciou a saída da Haas e fechou com a Sauber para 2025. Para o chefão do time suíço, Alessandro Alunni Bravi, a vaga restante pode ser preenchida por Carlos Sainz.

- Todo mundo sabe que existe um piloto de ponta disponível no mercado, que é Carlos Sainz. Acho que todo mundo gostaria de ter Carlos a bordo. Ele é um dos melhores pilotos. Ele se mostra extremamente maduro, um bom piloto para desenvolver o carro, para conduzir a equipe para o desenvolvimento, mas ao mesmo tempo muito consistente, muito forte tanto na classificação quanto na corrida - disse.

A Ferrari não contará com Carlos Sainz em 2025. Lewis Hamilton foi contratado pela escuderia italiana e será o companheiro de Charles Leclerc na próxima temporada da Fórmula 1. O espanhol, que venceu uma corrida no ano, ainda não acertou com nenhuma outra equipe do grid, mas conta com diversas sondagens. O dirigente da Sauber está ciente do interesse em Sainz e, ao Motorsport, diz não ter pressa para a contratação.

Audi anuncia entrada na F1 a partir de 2026 — Foto: Divulgação

- Mas sabemos também que o mercado não depende apenas de nós mesmos. Depende de diversos fatores. Há muitas equipes que estão conversando com os pilotos. Vamos avaliar, mas agora que anunciamos Nico (Hulkenberg), não há pressa em fazer essa escolha. Ainda estamos no começo.

Manter Bottas ou Zhou também é uma opção para Alessandro Alunni Bravi, que também afirma ter conversas com outros pilotos. A Sauber é uma das duas equipes que ainda não pontuaram em 2024. Ao todo, foram disputadas sete etapas na temporada, e os dois pilotos não conseguiram chegar entre os dez primeiros.

- Estamos conversando com ele (Sainz) e outros pilotos, também com nossos atuais. Mas é por isso que não temos pressa, porque agora garantimos um dos dois lugares. Agora podemos ter mais tempo. A decisão não é fácil. Temos dois bons pilotos que estão conosco há três anos e estão tendo um bom desempenho.

Conheça Carlos Sainz, melhor piloto espanhol de F1 pós-Fernando Alonso

Conheça Carlos Sainz, melhor piloto espanhol de F1 pós-Fernando Alonso

A Audi anunciou no início de março a aquisição de 100% das ações da Sauber e que, em 2026, passará a dar nome ao time suíço. Andreas Seidl, ex-chefe de equipe da McLaren, seguirá como CEO da Sauber. A parceria técnica para fornecimento de motores entre a montadora alemã e a equipe de F1 foi anunciada pela primeira vez em 2022 visando a temporada na qual entrará em vigor o novo regulamento técnico das unidades de potência.

A F1 retorna daqui a duas semanas em 19 de maio, com o GP da Emilia-Romagna. A etapa no Autódromo Enzo e Dino Ferrari é válida como a sétima do campeonato. Veja o calendário.

Veja também

Mais do ge