TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


Confirmado na Ferrari no próximo ano, Lewis Hamilton não é mais o único piloto que já terá uma casa nova na F1 em 2025. Nico Hulkenberg, titular da Haas, anunciou nesta sexta-feira que vai deixar a equipe americana para assinar na temporada que vem com a Sauber - que se torna Audi em 2026.

Nico Hulkenberg corre pela Haas na F1 em 2024 — Foto: Song Haiyuan/MB Media/Getty Images

Ainda não está claro se Hulkenberg substituirá Guanyu Zhou ou Valtteri Bottas, atuais titulares da Sauber. Visando 2026, quando começa a parceria técnica com a Audi, a equipe ainda estaria de olho em Carlos Sainz, de saída da Ferrari para a chegada de Hamilton. O espanhol está sendo cotado para vagas na Mercedes, que busca um substituto para o heptacampeão, e na RBR.

- A perspectiva de competir pela Audi é algo muito especial. Quando uma montadora alemã entra na Fórmula 1 com tanta determinação, é uma oportunidade única. Representar a equipe de fábrica de uma marca de carros como essa com uma unidade de potência fabricada na Alemanha é uma grande honra para mim - declarou o piloto alemão de 36 anos.

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP da China de 2024

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP da China de 2024

Hulkenberg estreou na F1 em 2010 pela Williams e retornou à categoria pela Force India em 2012, após um ano de ausência. Ele tem ainda passagens pela Sauber, Racing Point (antiga Force India e atual Aston Martin) e Renault. Seu melhor resultado em corrida foi um quarto lugar no GP da Bélgica de 2016. Ele também tem uma pole, no GP do Brasil de 2010.

O alemão deixou o grid da cateoria em 2019 sem renovar seu contrato com a Mercedes, mas retornou como reserva em cinco corridas das temporadas 2020 e 2022, substituindo Sergio Pérez, Lance Stroll (Racing Point) e Sebastian Vettel (Aston Martin) após diagnósticos positivos para Covid-19.

No fim de 2022, Hulkenberg foi anunciado como substituto de Mick Schumacher na Haas para 2023. Ele terminou o campeonato em 16º lugar e, neste ano, é o 13º colocado no Mundial de pilotos.

Nico Hulkenberg terminou o GP dos 70 anos da F1 em 2020 em sétimo — Foto: Getty Images

Projeto da Audi

A Audi anunciou no início de março a aquisição de 100% das ações da Sauber e que, em 2026, passará a dar nome ao time suíço. Andreas Seidl, ex-chefe de equipe da McLaren, seguirá como CEO da Sauber.

Audi adiantou metas de curto prazo visando entrada na F1 em 2026 — Foto: AUDI AG

A parceria técnica para fornecimento de motores entre a montadora alemã e a equipe de F1 foi anunciada pela primeira vez em 2022 visando a temporada na qual entrará em vigor o novo regulamento técnico das unidades de potência.

A F1 retorna no próximo fim de semana em 5 de maio com o GP de Miami, sexta etapa da temporada. Confira o calendário da categoria.

Veja também

Mais do ge