TIMES

Por Redação ge — Jeddah, Arábia Saudita


Mais rápido do treino que abriu o fim de semana do GP da Arábia Saudita na quinta-feira, Max Verstappen voltou a andar na frente e foi o mais rápido do terceiro treino livre, nesta sexta-feira. Com volta de 1m28s412, o holandês superou a volta de Charles Leclerc, que deu boas vindas ao novo colega da Ferrari, Oliver Bearman - substituto de Carlos Sainz, que está com apendicite. Fernando Alonso completa o top 3.

Max Verstappen guia RB20 da RBR no terceiro treino livre do GP da Arábia Saudita — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Max surgiu nas primeiras colocações já na metade final da sessão, que chegou a ter seu colega Sergio Pérez na liderança. Depois de anotar o segundo melhor tempo, o tricampeão da RBR usou os pneus macios e desbancou a volta que Leclerc havia registrado com os médios.

A vantagem que o tricampeão tinha sobre o piloto de Mônaco, de 0s3, subiu para 0s7 nas voltas seguintes do holandês. Uma bandeira vermelha acionada pela batida de Guanyu Zhou permitiu que, na retomada da sessão, Leclerc se recuperasse; ainda assim, a 0s1 da volta de Max.

Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Arábia Saudita de 2024

Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Arábia Saudita de 2024

No entanto, os holofotes da estavam sobre a Ferrari de número 34, guiada pelo calouro Bearman. Ele liderou nos minutos iniciais mas perdeu posições no decorrer do tempo, chegando a 1s1 de diferença para seu novo colega de equipe, Leclerc. Na bandeirada, ele cruzou a linha de chegada em décimo, a 0s7 da volta final do companheiro da Ferrari.

O britânico teve que trocar o encosto de cabeça de seu carro, do qual se queixou por ser muito grande. E apesar da pressão de estrear na F1 na equipe mais bem-sucedida da categoria, recebeu apoio de Riccardo Adami, engenheiro de Carlos Sainz e agora de Bearman pelo resto do fim de semana; pelo rádio da equipe, ele tranquilizou o novato e elogiou seu ritmo inicial, bem como sua última volta:

- Leve seu tempo com o carro e siga seu ritmo construído a partir daqui.

Resultado

TL3 - GP da Arábia Saudita de F1 2024 — Foto: Reprodução

A classificação do GP da Arábia Saudita será logo mais, às 14h da tarde (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real.

Só cinco pilotos haviam registrado tempo nos 15 minutos iniciais: dentre eles, Bearman, que anotou a volta mais rápida dos pneus médios após 12 minutos. Ele chegou a superar o tempo de Lewis Hamilton nos macios, mas o heptacampeão desbancou o novato em sua nova volta.

Leclerc só abriu volta no fim do primeiro terço do TL3, calçando pneus médios assim como Bearman. Sua volta, a segunda melhor até então, ficou a 0s1 do novo líder Russell e 0s3 na frente de seu novo colega da Ferrari. A dupla perdeu posições à medida em que rivais anotavam voltas melhores, incluindo a presença de Pérez e Verstappen, em primeiro e segundo com pneus macios.

O monegasco assumiu a ponta no minuto 26, abrindo 0s3 para o mexicano da RBR. Em seguida, Verstappen assumiu a dianteira, mantendo sobre Leclerc a mesma diferença que o ferrarista tinha para Pérez. Perto do último terço da sessão, Max ampliou sua vantagem em quase meio segundo extra.

A primeira bandeira vermelha da temporada foi acionada com 17 minutos restantes no relógio: Guanyu Zhou bateu na barreira macia da curva 5, mas sem gravidade. Os carros voltaram à pista com menos de quatro minutos no cronômetro.

Russell chegou a assumir a vice-liderança em sua volta final, mas Leclerc recuperou a posição estando a 0s1 de Verstappen, assim como Pérez também passou na frente do piloto da Mercedes. Bearman reduziu sua desvantagem e, de 16º, subiu para décimo lugar - a 0s7 de seu companheiro de equipe.

Infos e horários do GP da Arábia Saudita - F1 2024 — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge