TIMES

Por Redação ge — Jeddah, Arábia Saudita


Se o momento da hexacampeã RBR nas pistas não poderia ser melhor, a situação fora das pistas expõe uma crise no comando da equipe. O chefe Christian Horner foi inocentado de um suposto comportamento impróprio com uma funcionária e alvo de críticas do pai de Max Verstappen, Jos Verstappen. Agora, o consultor Helmut Marko revelou à imprensa austríaca que pode ser demitido da equipe, possibilidade que pode abalar a permanência do tricampeão na equipe.

Helmut Marko foi o responsável por levar Max Verstappen para o programa de formação de pilotos da Red Bull — Foto: Gongora/NurPhoto via Getty Images

- Minha lealdade a ele é muito grande, e também sempre expressei isso a todos da equipe, a todos do alto escalão, que ele é uma parte importante da minha tomada de decisões sobre o futuro, bem como dentro da equipe. Por isso é muito importante que ele permaneça na equipe, incluindo, é claro, todos os outros. É muito importante que mantenhamos as pessoas-chave juntas, pois sinto que se um pilar tão importante cair, isso não será bom para a minha situação - declarou Max após a pole position em Jeddah, nesta sexta-feira.

Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Arábia Saudita de 2024

Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Arábia Saudita de 2024

Ex-piloto de F1, Jos Verstappen não reagiu bem ao caso de Horner, que foi investigado por ter suposto comportamento impróprio, de cunho sexual, com uma funcionária da RBR que teria sido suspensa - de acordo com a "Skysports F1".

Depois de discutir com o britânico no Bahrein, Jos declarou que a permanência do gestor poderia rachar a RBR, e também alegou que o dirigente britânico estaria "se fazendo de vítima, quando é ele quem está causando problemas."

Na ocasião, rumores de uma potencial ida de Verstappen para a Mercedes ganharam força depois que o pai do tricampeão foi visto conversando com Toto Wolff no GP do Bahrein há uma semana. Piloto da equipe alemã, George Russell chegou a comentar sobre a possibilidade.

Jos Verstappen e Max Verstappen conversam com Helmut Marko no GP do Bahrein da F1 2024 — Foto: ANP via Getty Images

Presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), Mohammed ben Sulayem teria pedido a Max que apoiasse publicamente Horner, o que o piloto não fez. Seu pai, Jos, é apontado como um aliado de Marko no comando da RBR, e o próprio Max também mantém uma boa relação com o veterano.

- Então, sim, com certeza, para mim, Helmut tem que ficar. Ele construiu essa equipe junto com Dietrich (Mateschitz, fundador da RBR morto em 2022), sempre foi muito leal à equipe para garantir que todos mantivessem suas posições desde o início. É muito importante respeitar esse homem pelo que ele fez. Tem a ver com lealdade, você sabe, e integridade - acrescentou Verstappen.

Christian Horner, chefe da RBR, no GP da Arábia Saudita de F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

O contrato do tricampeão com a RBR, por enquanto, segue até 2028. Estreando na F1 em 2015 pela STR (atual RB) e como piloto da Academia da RBR, o holandês migrou para a equipe austríaca em 2016, com a qual permanece desde então.

Em respeito ao Ramadã, a F1 2024 segue para o GP da Arábia Saudita neste sábado, 9 de março. O ge.globo acompanha todo o fim de semana em tempo real.

Infos e horários do GP da Arábia Saudita - F1 2024 — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge