TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


Não é só a chefia da AlphaTauri que mudará na temporada 2024 da F1. Além de dar boas vindas a Laurent Mekies, ex-diretor esportivo da Ferrari, a equipe ítalo-austríaca também adotou um novo nome e passa a se chamar Visa Cash App RB - referência ao nome de sua irmã, a RBR. O anúncio oficial, bem como o lançamento do carro do time, será feito em 8 de fevereiro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Yuki Tsunoda acelera sua AlphaTauri para marcar o 11º tempo na classificação do GP da Itália, em Monza — Foto: Stefano Guidi/Getty Images

A RB seguirá com a dupla que oficializou no meio da temporada passada de F1, após a demissão do novato Nyck de Vries: Yuki Tsunoda, que vai disputar seu quarto ano na categoria, e Daniel Ricciardo, convidado para assumir o posto deixado pelo holandês na equipe.

Veja quais são os maiores campeões da F1

Veja quais são os maiores campeões da F1

A equipe ítalo-austríaca foi criada em 2006 sob o nome de STR, uma variação em italiano do nome da RBR. O título permaneceu até 2020, quando o time passou a se chamar AlphaTauri para promover a marca de roupas do grupo ao qual pertencem as duas escuderias.

Como STR, a equipe teve uma vitória com Sebastian Vettel no GP da Itália de 2008, e outros dois pódios, conquistados em 2019 por Daniil Kvyat na Alemanha, e no Brasil, por Pierre Gasly. Gasly conquistou também o primeiro e até aqui único triunfo da AlphaTauri, também na Itália em 2020. Um ano depois no Azerbaijão, ele chegou em terceiro lugar pelo time.

Nova logo da RB, antiga AlphaTauri, na F1 2024 — Foto: Divulgação

Fora das pistas a principal mudança na RB é a chegada de um novo chefe de equipe, Laurent Mekies, que integrou a Ferrari desde 2018. Ele vem para substituir Franz Tost, que comandava o time desde sua fundação em 2006 ainda sob o nome STR. O cargo de Mekies na Ferrari foi assumido por Diego Ioverno.

Laurent Mekies foi diretor esportivo da Ferrari — Foto: Getty Images

História

A RB se origina da Minardi, equipe italiana fundada em 1985 por Giancarlo Minardi. O time era sediado em Faenza na Itália, onde hoje permanece a fábrica da RB, e permaneceu na F1 até 2005. Apesar de não ter obtido resultados expressivos além de três quarto lugares como melhores posições em corridas, ela foi a responsável por lançar o bicampeão Fernando Alonso ao mundo em 2001.

Pierluigi Martini na estreia da equipe Minardi na Fórmula 1 — Foto: Getty Images

Além dele, correram pelo time nomes como Christian Fittipaldi, Roberto Moreno, Tarso Marques, Mark Webber, Giancarlo Fisichella, Jarno Trulli e até o pai do tricampeão Max Verstappen, o ex-piloto Jos.

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein no que promete ser a maior temporada de todos os tempos, com 24 etapas. Confira calendário e horários das provas.

Veja também

Mais do ge