TIMES

Por Redação do ge — Madri, Espanha


A F1 anunciou, nesta terça-feira, que o GP da Espanha vai mudar de local a partir de 2026, quando a capital Madri passará a receber a prova em novo circuito urbano; o contrato vai até 2035. O vínculo da elite com a capital espanhola gerou dúvidas sobre o futuro do circuito de Barcelona-Catalunha, que sedia o GP desde 1991 - mas o CEO Stefano Domenicali garante que o acerto com Madri não confirma a exclusão de Barcelona do calendário.

- Para evitar dúvidas e para esclarecer aqui, o fato de que estamos em Madri não exclui o fato de que podemos permanecer em Barcelona para o futuro. Olhando em frente, há discussões em andamento para ver se conseguimos estender nossa colaboração com Barcelona, com quem temos um ótimo relacionamento, para o futuro - disse Domenicali ao site da F1.

A realização de duas provas na Espanha em uma única temporada não seria novidade. Em 1994 e 1997, a elite realizou o GP da Espanha em Barcelona e o GP da Europa em Jerez; a prova europeia passou para Valencia entre 2008 e 2012.

CEO da F1, Stefano Domenicali, no lançamento do novo GP da Espanha em Madri — Foto: Guillermo Martinez/Europa Press via Getty Images

O circuito de Madri será nos arredores do centro de convenções IFEMA, a 5km do aeroporto Madrid-Barajas. A pista terá 5,474 km, 20 curvas e um tempo projetado de volta de classificação de 1m32s4, com uma mistura de curvas de baixa, média e alta velocidade - resultado final, segundo a F1, de "muitos modelos de circuito" desde que as conversas entre as partes começaram. O projeto ainda está sujeito à homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Domenicali vê o investimento de Madri como um sinal de que o continente europeu segue interessado na F1. Em 2023, a F1 aumentou sua popularidade na Espanha: a audiência total do campeonato foi 84% maior em relação à de 2022, entre outros fatores.

- A Espanha era um mercado que, há apenas alguns anos, não estava no centro da nossa visão. Agora é muito importante. É um problema bom, ter múltiplas cidades, algumas no mesmo país, querendo receber um GP. Mostra o valor da nossa proposta, mas precisamos nos manter focados na razão para o nosso sucesso e garantir que não somos complacentes - completou Domenicali.

A cidade de Madri já recebeu nove GPs de F1 entre 1968 e 1981, no circuito de Jarama. Em 1980, a corrida não valeu pontos para o campeonato em meio à disputa política entre a Federação Internacional de Automobilismo Esportivo (Fisa) e a Associação dos Construtores de Fórmula 1 (Foca).

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria. Veja o calendário completo aqui, assim como as sedes e GPs a receber as seis corridas sprint.

Veja quais são os maiores campeões da F1

Veja quais são os maiores campeões da F1

Veja também

Mais do ge