TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A bandeira quadriculada já é quase um símbolo universal para o automobilismo, servindo para marcar o fim de uma corrida, treino ou classificação e definir os mais rápidos ou primeiros colocados. Porém, o sistema de sinalização da F1 vai muito além disso, sendo primordial para o início e o fim das sessões, a segurança dos pilotos e a aplicação das regras no evento. Você conhece todas as bandeiras da F1? Veja na lista abaixo!

Além de serem agitadas por vários pontos de um circuito, as bandeiras também têm suas cores sinalizadas nas telas dos volantes de cada carro. Tudo para garantir que o piloto as veja e entenda a situação em que a corrida, treino ou classificação se encontra.

Max Verstappen recebe bandeirada para vencer GP da Áustria de F1 em 2023 — Foto: Mario Renzi - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Ainda assim, caso as restrições impostas não sejam obedecidas, há risco de punição - acréscimo de 5s ou 10s no tempo de volta, um drive-through (quando o carro deve passar pelo pit lane), perdas de posição de largada na próxima corrida e até a desclassificação.

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Bandeira quadriculada

Bandeiras da F1 2023: bandeira quadriculada — Foto: Infoesporte

Mais popular dentre as bandeiras, a flâmula quadriculada é caracterizada por xadrez em preto e branco. Ela serve para indicar o fim das sessões - treinos livres, classificações e segmentos (Q1, Q2 e Q3), assim como corridas.

Bandeira verde

Bandeiras da F1 2023: bandeira verde — Foto: Infoesporte

É utilizada para indicar que a pista está liberada. Vale tanto para iniciar a volta de apresentação de uma corrida, treinos e abrir os segmentos da classificação, quanto para retomar a disputa depois de um incidente que causou a bandeira vermelha ou amarela.

Bandeira amarela

Bandeiras da F1 2023: bandeira amarela — Foto: Infoesporte

Sinaliza perigo na pista - que pode ser um carro estacionado, virado ou na área de escape, bem como animais, detritos ou objetos -, e obriga que todos os pilotos a desacelerar. Se apenas uma bandeira é agitada, ela obriga redução de velocidade, impede ultrapassagens e alerta o piloto para desviar-se de quaisquer objetos ou fontes de ameaça no trecho indicado.

Se for uma bandeira amarela dupla, a velocidade deve ser ainda mais reduzida; também é proibido ultrapassar, e o piloto pode ter que desviar ou até parar o carro para evitar perigos na pista e/ou fiscais trabalhando no setor sinalizado. Nos treinos e na classificação, a redução de velocidade sob bandeira amarela deve ser indicada pelo ato de abortar uma volta rápida.

Bandeira vermelha

Bandeiras da F1 2023: bandeira vermelha — Foto: Infoesporte

Interrompe imediatamente a sessão por acidentes mais graves, condições adversas do tempo ou obstáculos na pista que demandam mais trabalho para ser removido - por exemplo, muito detrito no asfalto ou um carro que quebrou em um trecho de difícil acesso. Quando é mostrada, pilotos devem desacelerar e, em velocidade baixa, retornar para o pit lane, alinhando na saída dos boxes.

Bandeira azul

Bandeiras da F1 2023: bandeira azul — Foto: Infoesporte

Nos treinos, a bandeira azul é exibida a um piloto para sinalizar que ele está cercado por um competidor mais rápido e vai ser ultrapassado na pista. Também pode ser mostrada na saída do pit lane, avisando que há um piloto muito próximo, na pista, de quem está deixando a reta dos boxes.

Já numa corrida, esse tipo de bandeira alerta o piloto que ele está prestes a "perder" uma volta e deve abrir caminho para o piloto que vem atrás e ainda está na volta do líder. Ceder espaço é obrigatório e, o piloto retardatário será punido caso ignore a bandeira três vezes.

Bandeira preta com círculo laranja

Bandeiras da F1 2023: bandeira preta com círculo laranja — Foto: Infoesporte

Sua recorrência é menor, mas ela serve para sinalizar a um piloto que seu carro apresenta algum dano mecânico e deve ser conduzido o mais rápido possível para os boxes, pois a falha pode colocar a si próprio e outros carros em risco. Contém o número do piloto a ser alertado.

Bandeira preta e branca na diagonal

Bandeiras da F1 2023: bandeira preta e branca — Foto: Infoesporte

Também contém o número do piloto, e serve como um "cartão amarelo", uma advertência por algum tipo de comportamento que contraria o regulamento esportivo da F1. Se receber outra advertência, o atleta é passível de punição.

Bandeira preta

Bandeiras da F1 2023: bandeira preta — Foto: Infoesporte

O "cartão vermelho" da F1, serve para anunciar a desclassificação de um piloto, que deve se direcionar para os boxes e não retornar à prova.

Bandeira listrada amarela e vermelha

Bandeiras da F1 2023: bandeira vermelha e amarela — Foto: Infoesporte

Sinaliza queda de aderência por excesso de óleo ou água na pista.

Bandeira branca

Bandeiras da F1 2023: bandeira branca — Foto: Infoesporte

Informa a um piloto que há outro rival mais lento à sua frente; costuma ser mais recorrente em treinos.

Code 60

Bandeiras da F1 2023: bandeira code 60 — Foto: Infoesporte

Menos conhecida mas tão essencial quanto as outras, essa serve para indicar o limite de velocidade de 60 km/h em casos de bandeiras amarelas duplas. É caracterizada por uma bandeira roxa com um círculo branco e o número 60.

Veja também

Mais do ge