TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


O ano de 2024 começou com a adoção de um novo nome da Sauber, a antiga Alfa Romeo: Stake F1 Team. E para narrar o anúncio oficial nas redes sociais da montadora, a equipe convidou o embaixador oficial da marca, o rapper canadense Drake - depois de críticas à extensa nomenclatura que chegou a revelar no fim do último ano (Stake F1 Team Kick Sauber). O nome será mantido até o início da parceria com a Audi em 2026.

F1 2023: Alfa Romeo correu com pintura especial no GP de Las Vegas, em novembro — Foto: Divulgação

- 2024 será uma nova página e a chance de fazer mais, melhor e chegar ainda mais longe: estamos ansiosos por um calendário de eventos ainda mais empolgante nesta nova temporada - declarou Alessandro Alunni Bravi, chefe da equipe suíça.

Anúncio de novo nome da Sauber, agora Stake F1 Team, foi narrado pelo rapper Drake — Foto: Reprodução/Instagram

No fim de 2023, o time fundado por Peter Sauber na Suíça encerrou a parceria com a montadora italiana Alfa Romeo após cinco temporadas, e assinou com a Audi como fornecedora de motores e detentora do nome do time a partir de 2026. A montadora alemã também adquiriu ações da equipe.

Valtteri Bottas e Guanyu Zhou serão mantidos como pilotos da equipe, em uma temporada que não terá nenhum novato - fato inédito nos 74 anos da F1.

Rafa Lopes e Luciano Burti analisaram a temporada 2023 da F1

Rafa Lopes e Luciano Burti analisaram a temporada 2023 da F1

A Sauber foi fundada em 1993 pelo empresário suíço Peter Sauber, e competiu na F1 até ser vendida para a BMW em 2005. Readquirida em 2009, retornou ao grid no ano seguinte, embora tenha mantido no primeiro ano o nome de sua antiga proprietária.

Em 2011, a equipe voltou a ser chamada de Sauber, e o nome permaneceu no grid até 2018, ano de início da parceria com a Alfa Romeo.

Como Sauber, BMW e Alfa Romeo, o time suíço já teve como pilotos os brasileiros Felipe Massa, Pedro Paulo Diniz e Felipe Nasr, Kimi Raikkonen, Jacques Villeneuve, Jean Alesi, Giancarlo Fisichella, Nick Heidfeld, Heinz-Harald Frentzen, Mika Salo, Adrian Sutil, Adrea de Cesaris, Sergio Pérez e Charles Leclerc - que hoje seguem no grid da F1 com a RBR e a Ferrari -, entre outros. Como Sauber, conquistou dez pódios em 373 GPs.

Veja também

Mais do ge