TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


A F1 bateu o martelo e definiu as sedes das seis corridas sprint da temporada 2024. Dentre elas, está o GP de São Paulo, que receberá o formato pela quarta vez desde sua introdução em 2021; a etapa brasileira será entre os dias 1 e 3 de novembro do próximo ano. A prova foi criada para tornar os fins de semana mais atrativos e concede pontos extras aos oito primeiros colocados.

Os Estados Unidos terão duas sprints, uma delas, pela primieira vez, no GP de Miami. A Áustria e o Catar, da mesma forma, receberão novamente o formato. Outra novidade é a China, que também faz seu retorno ao calendário. A etapa está ausente desde 2019 devido à pandemia do coronavírus.

F1 2023: Max Verstappen lidera a corrida sprint do GP de São Paulo, à frente de Lando Norris e Sergio Pérez — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

As corridas sprint foram a maior mudança recente no formato de um fim de semana da F1. Nos GPs em que são alocadas, há apenas um treino livre, na sexta-feira, que sucede a classificação para definir o grid de largada do domingo. No sábado, as atividades são dedicadas à sprint; tanto a classificação, quanto a corrida em si.

Calendário de corridas sprint da F1 em 2024

Data GP Circuito
19 a 21 de abril GP da China Circuito de Xangai
3 a 5 de maio GP de Miami Circuito de rua de Miami Gardens
28 a 30 de junho GP da Áustria Circuito de Spielberg
18 a 20 de outubro GP dos Estados Unidos Circuito das Américas (Austin)
1 a 3 de novembro GP de São Paulo Autódromo de Interlagos
29 de novembro a 1º de dezembro GP do Catar Circuito de Lusail

Originalmente, as provas serviam para definir as posições iniciais de domingo. Entretanto, o alto risco de quebras e acidentes, mesmo com um subsídio fornecido pela F1, levou as equipes a cobrarem por mudanças até chegar ao formato atual.

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, é o queridinho das corridas sprint. Se o formato ainda não é unanimidade entre o público geral e alguns pilotos, como o tricampeão Max Verstappen, é consenso geral que o formato caiu como uma luva na pista brasileira.

Lewis Hamilton prestes a ultrapassar Yuki Tsunoda na corrida sprint do GP de São Paulo; britânico ganhou 15 posições na prova — Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Em 2021, a prova vencida por Valtteri Bottas marcou a recuperação de Lewis Hamilton, 20º a quinto - embora ele tenha sido punido por trocar componentes de motor, partindo do décimo lugar antes de vencer a corrida principal no domingo. Já a etapa de 2022 antecedeu a primeira vitória da carreira de George Russell.

Confira como funciona a classificação para um GP de Fórmula 1

Confira como funciona a classificação para um GP de Fórmula 1

Na edição deste ano, o pole position de domingo, Verstappen, confirmou seu favoritismo. Mas apesar da etapa ter sido menos movimentada que suas antecessoras, a presença da sprint em Interlagos é aprovada pelos fãs.

É o holandês da RBR o maior vencedor de sprints, com sete triunfos, seis poles e 11 pódios.

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, abrindo o campeonato excepcionalmente em um sábado. Confira o calendário completo.

Veja também

Mais do ge