TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


O grid de 2024 da F1 Academy, categoria criada pela Fórmula 1 para formar e oportunizar jovens pilotos mulheres, ganhou a adição da suíça Tina Hausmann, de 17 anos. A piloto correrá com as cores da Aston Martin, que estará dando apoio à equipe Prema e também para a jovem egressa da Fórmula 4 italiana.

Hausmann é o terceiro nome já confirmado na próxima temporada da F1 Academy. Ela fará coro às rivais Lia Block, titular da ART Grand Prix com apoio da Williams - time no qual passou a integrar a Academia de Jovens Pilotos - e Bianca Bustamante, também representando a ART mas com suporte da McLaren. Bustamante também é membro da Academia da equipe britânica na F1.

Tina Hausmann vai receber apoio da Aston Martin na F1 Academy em 2024 — Foto: Divulgação

- A F1 Academy é uma oportunidade incrível para mim e um campeonato incrível do qual estou orgulhosa em poder fazer parte. Representar a Aston Martin na categoria é uma honra enorme. Meu primeiro dia no Campus de Tecnologia da Aston Martin só me mostrou o quão incrível é a equipe. Já estou super confortável aqui e sinto o apoio pleno de todos - celebrou a jovem.

Hausmann começou a correr de kart aos sete anos e seguiu sua carreira na Alemanha. Neste ano, ela estreou na F4 italiana e ainda conquistou um pódio na Formula Winter Series espanhola.

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam prévia do GP de Abu Dhabi

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam prévia do GP de Abu Dhabi

Na Aston Martin, a suíça será tutorada por Jessica Hawkins, ex-piloto da W Series (primeira categoria exclusivamente feminina na Europa) e atual embaixadora do time. Hawkins testou o carro da equipe em setembro deste ano no Circuito de Hungaroring em Budapeste, na Hungria. Ela foi a primeira mulher a guiar um monoposto da F1 nos últimos cinco anos.

Com três pilotos por time, A F1 Academy é composta hoje pela ART Grand Prix, Campos Racing, MP Motorsport, PREMA Racing e Rodin Carlin, que já estão presentes nos grids da Fórmula 2 e Fórmula 3.

F1 Academy: Marta García celebra titulo da temporada ao vencer corrida 1 nos EUA — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Ao todo, cinco das dez equipes da F1 estarão apoiando diretamente uma equipe e piloto na F1 Academy, que teve a espanhola Marta Garcia como sua primeira campeã neste ano. Além disso, a categoria também promoverá suas corridas de 2024 nos mesmos fins de semana que a Fórmula 1.

F1 2023: infos e horários do GP de Abu Dhabi — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge