TIMES

Por Bárbara Mendonça e Bruna Rodrigues — São Paulo, SP


Oitavo lugar, décimo lugar, abandono: esse era o retrospecto de Lando Norris no GP de São Paulo. No último domingo, entretanto, o piloto da McLaren acrescentou um segundo lugar ao histórico de provas no Brasil, na corrida vencida por Max Verstappen (RBR). O desempenho no Autódromo de Interlagos, que também incluiu a pole position da última corrida sprint da F1 2023, aumentou a confiança do jovem britânico no país.

- Agora eu amo o Brasil, é um dos meus lugares favoritos (risos). Só não tive boas corridas aqui, e esse fim de semana mudou um pouco as coisas. Definitivamente foi um fim de semana positivo, aumentou minha confiança aqui no Brasil. E acho que essa é uma coisa muito boa. Eu jamais contaria uma pole da sprint como uma pole para valer ou uma vitória na sprint como uma vitória. Mas acho que foi um fim de semana muito bom do início ao fim, e aproveitei. Gosto dos desafios, das pessoas e tenho muitos amigos aqui - disse Norris.

Em entrevista coletiva, Norris e Verstappen apontaram viradas similares dos carros da McLaren e da RBR no início dos stints em Interlagos. Ao fim das 71 voltas do GP, a diferença na tabela de tempos indicou um GP quase particular para a dupla: Lando cruzou com quase 26s de vantagem sobre Fernando Alonso, terceiro colocado após briga eletrizante com Sergio Pérez.

A possibilidade de disputar com o holandês e um carro da equipe taurina é, para Norris, sinal do avanço do time de Woking ao longo da temporada 2023 da F1. O britânico destaca principalmente o pacote de atualizações implementado no GP da Áustria.

F1 2023: Lando Norris foi o segundo colocado no GP de São Paulo — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

- Desde que levamos esse pacote à Áustria, sou o segundo piloto que mais pontuou no grid. Demos alguns passos enormes à frente. Considerando que estamos falando sobre disputar com a RBR... Acho que é uma coisa muito, muito boa para o que conquistamos neste ano. Estamos falando de um dos melhores pilotos da história da F1, em um dos carros mais dominante. Obviamente é um par, e as coisas têm que ir bem juntas - disse Norris, acrescentando:

- Para nós, ir de onde estávamos no Bahrein até nos aproximarmos e discutirmos brigar com uma RBR... Acho que são bons sinais para nós. E ainda há muito para acontecer no próximo ano. Tendo isso como pensamento, ainda acho que (um título) é distante. Não quero pensar nisso agora. Não faz sentido pensar nisso até o próximo ano. Mas vou ser otimista e acreditar que conseguimos fazer isso enquanto equipe.

Após a relargada, fruto de bandeira vermelha acionada por caos na primeira volta, o piloto da McLaren teve disputa breve com o tricampeão da RBR, mas perdeu rendimento - especialmente no Bico de Pato e na Junção.

Lando Norris é o atual quinto colocado no Mundial de pilotos com 195 pontos, a apenas três pontos de Fernando Alonso. Um quarto lugar no campeonato seria o melhor resultado do britânico na carreira; anteriormente, ele foi 11º (2019), nono (2020), sexto (2021) e sétimo (2022) na tabela.

A F1 2023 retorna entre os dias 17 e 19 de novembro para o inaugural GP de Las Vegas, que marca a penúltima etapa da temporada. Max Verstappen e RBR já são campeões de pilotos e equipes, respectivamente.

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Veja também

Mais do ge