TIMES

Por Bárbara Mendonça e Bruna Rodrigues — São Paulo, SP


Duas classificações, duas corridas e um único treino livre. Esse é o formato de um fim de semana com a realização de corridas sprint na F1 - caso do GP de São Paulo, neste fim de semana. O Autódromo de Interlagos, única pista do mundo a receber o modelo em todos os anos desde a adoção (2021), vai sediar a sexta e última prova curta de 2023 neste sábado, às 15h30. Os pilotos ainda se dividem, e Max Verstappen é crítico declarado do formato. Mas as arquibancadas paulistas apontam em outra direção: a maioria esmagadora aprova.

Ao longo desta última sexta-feira, o ge.globo ouviu inúmeros torcedores no Autódromo José Carlos Pace. Quando perguntados, quase todos responderam imediatamente a favor da prova curta. O argumento mais comum é de que a sprint "deixa todos os dias animados", e muitos destacaram o aumento da presença do público na sexta. Num fim de semana tradicional, o primeiro dia de atividades na pista teria a realização dos dois primeiros treinos livres (de um total de três).

Os torcedores que tinham ressalvas direcionaram críticas à independência da sprint, adotada neste ano. Em 2021 e 2022, a prova curta servia para definir o grid de domingo; hoje, ela apenas soma pontos extras para o Mundial. Outros sugeriram que a zona de pontuação, do primeiro ao oitavo, deveria ser ampliada.

George Russell, Lewis Hamilton e Carlos Sainz foram os mais rápidos da corrida sprint do GP de São Paulo da F1 2022 — Foto: Mario Renzi - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O fator Interlagos, entretanto, pesa bastante na opinião de alguns torcedores. Há quem admire a corrida sprint, mas apenas no circuito paulista pela possibilidade de ultrapassagens. Em 2023, as outras sedes foram Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar e Estados Unidos (Austin).

Enquanto pilotos como Carlos Sainz veem o formato sprint como experimental, Alan Adler crava que a prova "já é realidade". Mesmo assim, o CEO do GP de São Paulo acredita que mudanças podem surgir no horizonte.

- (A sprint) é muito recente. O que a gente lê é que estão estudando até inverter o grid, não é algo que está fora de questão. Também acho que não está fora de cogitação a classificação (de domingo) voltar para o sábado, a corrida (sprint) ser no sábado de manhã... Estão estudando várias ideias - disse Adler em entrevista exclusiva ao ge.globo.

CEO do GP de São Paulo, Alan Adler concedeu entrevista exclusiva ao ge.globo em Interlagos — Foto: Bárbara Mendonça/ge

O planejamento da primeira corrida sprint em São Paulo, segundo o promotor, surgiu a partir de um convite da própria F1, que sondou o interesse do circuito. A organização local respondeu positivamente, acreditando que a prova torna o fim de semana mais rico.

Em 2024, a F1 terá seis corridas sprint no calendário, mesmo número visto na atual temporada. As sedes ainda não foram divulgadas oficialmente, mas Adler acredita que São Paulo pode receber a prova curta mais uma vez.

- Acho que sim, mas ainda não está confirmado. Vamos ver amanhã, se vai ser mais uma boa corrida sprint (risos) - completou.

São Paulo seguirá na F1 até 2030

Vista aérea do Autódromo de Interlagos, palco do GP de São Paulo de F1, na temporada 2021 — Foto: Hasan Bratic/DeFodi Images via Getty Images

Nesta sexta-feira, a F1 confirmou que o GP de São Paulo estendeu o vínculo atual por mais cinco anos. Desta forma, a prova brasileira seguirá em Interlagos ao menos até 2030.

- Hoje, há mais cidades interessadas em sediar a F1 do que espaços no calendário. É muito delicado para quem quer manter uma prova na sua sede. A F1 ofereceu a oportunidade e São Paulo manifestou interesse. A gente não vai perder a Fórmula 1. Acho que foi uma combinação de interesses, um bom timing. Tudo na vida, principalmente em eventos desse porte, demanda bom planejamento. Saber que a gente vai estar aqui pelo menos até 2030 é muito bom para quem promove, para a cidade se organizar, ver os retornos dos investimentos em Interlagos - finalizou Adler.

A F1 2023 segue para a sexta e última corrida sprint da temporada neste sábado, às 15h30 (horário de Brasília). Antes, às 11h, haverá a classificação para definir o grid da corrida curta. O ge.globo acompanha todas as emoções da etapa brasileira direto do Autódromo de Interlagos.

Veja a análise prévia do GP de São Paulo de Fórmula 1

Veja a análise prévia do GP de São Paulo de Fórmula 1

F1 2023: infos e horários do GP de São Paulo, 20ª etapa do ano — Foto: Reprodução

Veja também

Mais do ge