TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


A atualização feita pela McLaren no carro de 2023, nos GPs da Áustria e Inglaterra, deu início à uma sequência de cinco pódios em oito GPs desde então - incluindo o segundo e terceiro lugares de Lando Norris e Oscar Piastri no GP do Japão no último domingo. O resultado, que veio após alguns duelos com a Mercedes, chamou atenção de Lewis Hamilton para as necessidades do próprio time na atual temporada da F1.

- A evidência está ali, com a McLaren. Não podemos fechar os olhos para isso. Temos que olhar para o que eles fizeram e seguir nessa direção. Esse é o caminho. Mas eu acredito de verdade que minha equipe pode fazer isso - disse o heptacampeão.

Lewis Hamilton foi quinto colocado no GP do Japão da F1 2023 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Antes da atualização instalada no carro de Norris em Spielberg, a McLaren era sexta no campeonato com 17 pontos; a equipe chegou a ficar as duas primeiras corridas do ano sem pontuar, o que se repetiu em outras três etapas até a Áustria. Hoje o time é quinto no Mundial de construtores com 172 pontos.

A Mercedes, em tese, está em uma situação melhor: é vice-líder do campeonato com 305 pontos, pouco menos que a metade da agora hexacampeã RBR, que tem 623. No entanto, o time de Brackley ainda não encontrou a consistência desejada na temporada e perdeu espaço com a ascensão da McLaren.

Lando Norris e Oscar Piastri celebram primeiro pódio duplo da McLaren na F1 em 2023 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Desde a Áustria, há oito GPs, a octacampeã só conquistou dois pódios - ambos com Hamilton, no GP da Inglaterra e no GP de Singapura. A Mercedes ainda não venceu nesta temporada, que até aqui tem apenas Carlos Sainz, da Ferrari, como único vencedor que não é da RBR.

A equipe alemã chegou a ter alguns confrontos com a McLaren no Circuito de Suzuka neste domingo. Porém, acabou atrás da rival, que já havia se classificado na frente na sessão de sábado.

O que mudou no carro da McLaren?

Lando Norris comemora o segundo lugar no GP da Inglaterra no pódio do circuito de Silverstone — Foto: Dan Mullan/Getty Images

O pacote decisivo da equipe britânica incluiu uma nova asa dianteira, bico e suspensão traseira. O MCL60 de Norris recebeu as modificações primeiro e, depois, foi a vez de Piastri na Inglaterra, etapa na qual a dupla ocupou o segundo e terceiro lugares no grid respectivamente.

- Sempre fomos ótimos em colocar mais downforce (carga aerodinâmica) no carro. Só que do jeito que o nosso carro funciona hoje, isso não dá certo, só o faz pular mais. Com sorte, a mudança na filosofia vai nos colocar de volta ao lugar que essa equipe merece, porque é uma campeã mundial. Ainda somos um time incrível e tenho muita fé em todos. Mas as decisões tomadas agora serão críticas para nossa trajetória - alertou Hamilton.

A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP do Catar em 8 de outubro, válido como a 17ª etapa da temporada. Max Verstappen pode faturar tri já em Losail. Veja calendário da temporada.

Veja também

Mais do ge