TIMES

Por Redação ge — Monte Carlo, Mônaco


Ainda é cedo para um veredito, mas o primeiro pacote de atualizações do carro da Mercedes foi aprovado em seu primeiro teste nesta sexta-feira de treinos livres do GP de Mônaco. Mais rápido da equipe no dia, Lewis Hamilton confirmou que sentiu as modificações feitas no W14 e adotou um tom otimista, apesar de ainda desejar que mais trabalho seja feito por melhorias no modelo.

Lewis Hamilton foi o melhor da Mercedes na sexta-feira de treinos livres do GP de Mônaco da F1 2023, com o terceiro lugar na primeira sessão do dia — Foto: JEFF PACHOUD/AFP via Getty Images

Rafael Lopes e Luciano Burti fazem análise prévia do GP de Mônaco

Rafael Lopes e Luciano Burti fazem análise prévia do GP de Mônaco

- Temos muitos dados (a analisar). Esse não é o melhor lugar pra testar uma atualização mas em geral o carro parecia bom. É uma pena que não tenhamos ficado tão próximos quanto eu esperava no fim do treino, mas com certeza eu senti as mudanças. só temos que ver se podemos tirar mais do carro - avaliou o heptacampeão.

As voltas mais rápidas do primeiro treino livre vieram dos carros da Mercedes, Ferrari e Aston Martin - que planejavam as modificações em seus monopostos para o GP da Emilia-Romagna, cancelado na última semana, e tiveram que adiá-las para a etapa de Monte Carlo.

George Russell guia W14 da Mercedes nos treinos livres do GP de Mônaco da F1 2023 — Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Hamilton chegou a figurar como mais rápido nas duas sessões que abriram o fim de semana em Mônaco, e terminou o TL1 na terceira colocação atrás de Fernando Alonso (Aston Martin) e Carlos Sainz (Ferrari).

O desempenho foi mais aquém no treino seguinte, com uma RBR mais robusta garantindo a liderança do bicampeão Max Verstappen. Porém, ainda valeu o destaque.

- No primeiro treino eu pensei que estávamos ótimos, mas a gente sempre se sai bem no TL1 por alguma razão. Mas nessa sessão estávamos quase 0s5 atrás. Talvez pudéssemos ter chegado a 0s3 mas não acho que a gente tenha meio segundo de vantagem. Vamos trabalhar nisso hoje à noite. Pra mim é bem claro onde falta desempenho. Mas vamos nos unir e tentar descobrir o que dá pra fazer com o que temos - detalhou Hamilton.

Mercedes faz montagem do "novo" W14 nos boxes do GP de Mônaco da F1 2023 — Foto: Alessio Morgese/NurPhoto via Getty Images

Para a corrida deste fim de semana, a octacampeã de construtores trouxe um chassi novo, além de uma nova suspensão e assoalho. A grande mudança ficou por conta do adeus ao "zeropod"; os sidepods, as saídas de ar laterais do W14, agora estão largas e seguindo o padrão geral dos carros da categoria.

A inovadora proposta foi apresentada no começo do ano passado, mas não ajudou a equipe em sua missão de retornar ao topo da F1.

Lewis Hamilton guia W14 da Mercedes no primeiro treino livre do GP de Mônaco, da F1 2023 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

George Russell, por sua vez, não teve um começo tão divertido em Monte Carlo: nas duas sessões, ficou atrás de Hamilton. Seu melhor resultado foi um 12º no TL2, etapa na qual o colega de equipe foi sexto colocado.

O britânico apontou a direção necessária para o time neste fim de semana:

- Sabemos que o desempenho base do carro está bom. Nós normalmente alcançamos mais que o esperado no domingo, mas nos saímos abaixo no sábado. Vamos tentar inverter isso neste fim de semana. Não espero que amanhã seja um dia fácil mas trabalharemos duro. Como dissemos ontem, Mônaco é um circuito único, então não é o melhor lugar pra avaliar quaisquer mudanças ou atualizações. A classificação é a parte mais importante do fim de semana, e uma parte em que temos dificuldade. Mas definitivamente há sinais positivos que podemos tirar dos treinos. Nunca é fácil aqui.

Infos e horários do GP de Mônaco - F1 2023 — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge