TIMES

Por Redação ge — Baku, Azerbaijão


Terminadas as "férias de primavera" da F1, a categoria retorna neste fim de semana com o GP do Azerbaijão e novidades para o que será a primeira corrida sprint da atual temporada. O ano terá, ao todo, seis sessões que deixam de definir o grid para a disputa do domingo, mas que concederão até oito pontos extras e prometem movimentar os fins de semana. Confira, abaixo, o regulamento das sprint races.

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP do Azerbaijão

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP do Azerbaijão

O que é?

Trata-se de uma corrida mais curta, cujo número de voltas equivale à distância percorrida de 100 km do circuito. O limite de prova é de uma hora: caso a duração da sprint ultrapasse esse número, a bandeira quadriculada será agitada ao fim da volta que sucedeu o giro no qual o prazo de 60 minutos expirou. A partir de agora, as disputas apenas cederão pontos extras aos oito mais rápidos.

Largada da corrida sprint do GP de São Paulo da F1 2022 — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Onde serão?

Em 2023, os seguintes GPs sediarão as corridas classificatórias:

  • GP do Azerbaijão (29 de abril)*;
  • GP da Áustria (2 de julho);
  • GP da Bélgica (29 de julho)*;
  • GP do Catar (7 de outubro)*;
  • GP dos Estados Unidos (21 de outubro)*;
  • GP de São Paulo (4 de novembro).

Confira os horários das etapas aqui.

*Etapas que receberão a corrida sprint de forma inédita.

Formato do fim de semana

A principal mudança é na atribuição da classificação de sexta-feira e no sábado: a definição do grid de largada no modo tradicional, com três segmentos, passa a valer para a corrida do domingo. No sábado, o segundo treino livre deixa de existir e dá lugar a uma classificação mais curta, que vai decidir as posições iniciais para a corrida sprint.

  • SEXTA-FEIRA
    Treino livre 1 - 60 minutos;
    Classificação válida para domingo, de 60 minutos (Q1, Q2 e Q3);
  • SÁBADO
    Classificação sprint, de 44 minutos (Q1, Q2 e Q3);
    Corrida sprint
  • DOMINGO
    Corrida padrão de percurso completo

Max Verstappen ganhou medalha por vitória em corrida classificatória do GP da Áustria — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Pontuação

Pontuação das corridas classificatórias da F1

8 7 6 5 4 3 2 1

Os pontos não serão concedidos no caso de uma interrupção definitiva da corrida se o líder não tiver feito mais de duas voltas sem o safety car na pista, ou se menos de 50% do percurso for concluído.

Premiação

Diferente de uma corrida comum, não há troféu para os três mais rápidos da sprint - e nem o pódio tradicional. Nas últimas edições, o top 3 tem sido agraciado com uma medalha, com a premiação ainda em pista.

George Russell, Lewis Hamilton e Carlos Sainz foram os mais rápidos da corrida sprint do GP de São Paulo da F1 2022 — Foto: Mario Renzi - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Pneus

Cada equipe receberá dois conjuntos de pneus duros, quatro dos médios e seis dos macios. O limite de pneus não utilizados nos segmentos da classificação da sprint é de um médio no Q1 e no Q2, e um macio no Q3.

Punições

As punições aplicadas a um piloto no primeiro treino livre, na classificação de sexta-feira ou na corrida sprint servirão para a corrida de domingo, assim como as perdas de posições por troca de componentes do carro. Já as sanções impostas na classificação sprint servirão apenas para a sprint race.

Afinal, por que foram implementadas?

A F1 introduziu as corridas sprint em 2021, válidas como corridas classificatórias. O objetivo era tornar os fins de semana mais atrativos desde a sexta-feira, que passaria a receber a classificação de três segmentos padrão. No entanto, a novidade concedia só três pontos extras aos três mais rápidos e colocava muito em risco - apesar de um subsídio que pode chegar a US$ 250 mil, ou R$ 1,2 milhão.

Largada da corrida sprint do GP da Emilia-Romagna, da F1 2022 — Foto: ANP via Getty Images

Com isso, em 2022, a categoria decidiu ampliar a zona de pontuação para oito vagas, concedendo de um a oito pontos para os pilotos nas respectivas posições. O número de etapas especiais dobrou, de três para seis em 2023. Mas o risco de acidentes ainda era latente, e levou à mudança para o formato atual.

GP do Azerbaijão da F1 2023 - infos e horários — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge