TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


A F1 decidiu que as corridas sprint agora deixarão de definir as posições do grid para a disputa do domingo. Já a partir do GP do Azerbaijão - e nas outras cinco etapas em que a corrida curta está prevista -, a ordem de largada da prova principal será definida por uma classificação de três segmentos na sexta-feira.

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP do Azerbaijão

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP do Azerbaijão

Em fins de semana com sprints, o segundo treino livre está extinto, dando lugar à classificação da corrida rápida. Haverá, ainda, obrigatoriedade no uso de pneus na classificatória para a corrida curta: no Q1 e no Q2, equipes terão que usar compostos médios; no Q3, os times só terão pneus macios à disposição.

Na prática, a disputa da corrida no sábado só valerá pontos extras para o Mundial, sem afetar o grid de domingo. O vencedor da sprint somará oito pontos, enquanto o segundo levará sete pontos. A ordem decrescente segue até o oitavo colocado, último do grid a pontuar, com um ponto adicional.

O processo para aplicação de punições também foi definido. Penalidades decorrentes de episódios no TL1, na classificação ou na sprint serão aplicados ao grid da corrida principal, no domingo. Se a pena for referente a quaisquer episódios na classificação para a sprint, a punição será paga no grid da corrida curta.

Público assiste à corrida classificatória em Interlagos — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Violações ao regime de parque fechado vão implicar largada no pitlane para a sprint e a corrida principal, enquanto punições relacionadas à unidade de potência serão aplicadas apenas à disputa no domingo - a não ser que também sejam uma quebra ao regime de parque fechado.

A novidade foi aprovada pelas equipes, considerando evitar que um incidente na corrida sprint ou na classificação padrão pudesse afetar o desempenho na corrida de domingo. Antes do anúncio oficial, Fred Vasseur, chefe da Ferrari, já havia revelado o acordo unânime - algo raro na F1 - entre as escuderias.

- É a direção que pedimos à F1 e à FIA para irem se quisessem um show melhor. Eles nos perguntaram, e dissemos que precisaríamos que a corrida sprint não contasse para o fim de semana. Portanto, estou feliz por eles terem aceitado nosso feedback - comemorou Carlos Sainz, da Ferrari.

Além das mudanças no formato esportivo, a Comissão da F1 discutiu - e aprovou - um aumento no número de partes relacionadas à unidade de potência. Anteriormente, o regulamento previa uso de até três motores de combustão interna, turbos, MGU-H e MGU-K na temporada sem quaisquer penalizações aos pilotos. Agora, com o advento das corridas sprint, este número sobe para quatro.

Max Verstappen ganhou medalha por vitória em corrida classificatória do GP da Áustria em 2022 — Foto: Bryn Lennon/Getty Images

As corridas sprint, embora tenham feito sucesso nas edições 2021 e 2022 do GP de São Paulo, em Interlagos, não são unanimidade entre os pilotos. O atual campeão Max Verstappen, por exemplo, já declarou, na última visita da F1 ao Brasil, que não gosta do formato.

- Eu não gosto muito porque você, de fato, não corre. Você não se arrisca porque tem a grande corrida na qual vale tudo, de fato. Não faz um pit stop, não se vê realmente muitas ultrapassagens a não ser que um carro esteja fora da posição usual... Não é tão divertido pra mim, mas todos têm sua opinião - avaliou o piloto da RBR.

O novo formato

Nos seis fins de semana com corrida sprint, então, a mudança mais estrutural se dá apenas no sábado, conforme a lista.

Sexta-feira
- Treino livre 1 (60 minutos);
- Classificação de três segmentos válida para domingo (Q1, Q2 e Q3);

Sábado
- Classificação de três segmentos para a corrida rápida/sprint, com obrigatoriedades nos pneus;
- Corrida rápida/sprint (100 km ou 30 minutos);

Domingo
- Corrida completa (cerca de 305 km).

A F1 retorna daqui a uma semana com o GP do Azerbaijão, em 30 de abril. No dia 29 será realizada a corrida sprint da etapa, às 10h30 (horário de Brasília). Veja calendário completo.

GP do Azerbaijão da F1 2023 - infos e horários — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge