TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Prestes a completar um ano, em julho, o assustador acidente de Guanyu Zhou no GP da Inglaterra de 2022 segue impactando a F1. Em resposta ao episódio, o circuito de Silverstone - palco da etapa britânica - anunciou mudanças na área de escape da curva 1, local por onde o chinês da Alfa Romeo passeou antes de ficar preso entre a barreira de pneus e a grade.

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP do Azerbaijão

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP do Azerbaijão

Anteriormente, a primeira área de escape do circuito era composta de uma caixa de brita com aproximadamente 45 metros de largura. Agora, o local terá uma seção alargada de asfalto para o GP da Inglaterra de 2023, no dia 9 de julho.

- Fizemos muito trabalho nesse inverno (europeu, verão no hemisfério Sul). Há um grande pedaço de asfalto em vez de cascalho. Isso é para impedir que eles "cavem", que era o problema real - disse Stuart Pringle, diretor de Silverstone, ao Motorsport.

Carro de Guanyu Zhou capota após toque de George Russell na largada do GP da Inglaterra — Foto: Mark Thompson/Getty Images

O acidente no GP da Inglaterra aconteceu logo após a largada. Pierre Gasly, então em 11º, tocou em Russell, oitavo, ao tentar se colocar no vão entre o britânico e o nono colocado Zhou. Com o impacto, o piloto da Mercedes rodou e encostou no carro da Alfa Romeo, que capotou.

O carro de Zhou se arrastou de cabeça para baixo pela saída da curva 1 e passou por toda a caixa de brita. O monoposto da Alfa Romeo terminou preso entre a barreira de pneus e a grade de segurança, que protege o público nas arquibancadas.

Guanyu Zhou capotou na largada do GP da Inglaterra — Foto: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Um dos pontos de atenção no incidente foi o mau desempenho do Santo Antônio do carro, que terminou destruído. Por consequência, a FIA alterou o design da peça já para 2023: agora, a parte tem um topo arredondado. Para 2024, o objetivo da entidade é revisar os testes, garantindo que os carros no futuro resistam a cargas mais severas.

Após pausa forçada de três semanas, causada pelo cancelamento do GP da China, a F1 retorna neste fim de semana com o GP do Azerbaijão, quarta etapa da temporada 2023. Veja dias e horários das corridas da temporada aqui.

GP do Azerbaijão da F1 2023 - infos e horários — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge