TIMES

Por Rafael Lopes

Comentarista de automobilismo do Grupo Globo

Voando Baixo — Rio de Janeiro

Clive Mason/Getty Images

A grande dominadora da temporada 2022 da W Series terá seu primeiro match point neste fim de semana nas ruas da cidade-estado de Singapura. A inglesa Jamie Chadwick terá a primeira chance de conquistar o tricampeonato da única categoria 100% feminina do automobilismo mundial no Circuito de Rua de Marina Bay. Com cinco vitórias em seis corridas até agora em 2022, a tarefa não é tão complicada: ela precisa chegar apenas à frente de suas cinco rivais com chances matemáticas na corrida de domingo para levar o título com três provas de antecipação.

Os canais sportv transmitem a etapa de Singapura da W Series neste fim de semana. No sábado, a classificação será às 5h45 (de Brasília), no sportv 2. No domingo, a corrida será às 5h45, no sportv 3. Estarei nos comentários com Bruno Fonseca na narração.

Jamie Chadwick venceu as cinco das seis corridas disputadas até agora na temporada 2022 da W Series — Foto: Joe Portlock/F1 via Getty Images

Além de Jamie Chadwick, as inglesas Alice Powell e Abbi Pulling, e a holandesa Beitske Visser são as principais postulantes ao título de 2022. Além delas, as espanholas Belén García e Nerea Martí tem apenas chances matemáticas. Com 100 pontos ainda em disputa, Powell e Visser estão 75 atrás, Pulling 78, García 97 e Martí 99. A esperança das perseguidoras de Chadwick é um eventual abandono da atual bicampeão para que o campeonato siga vivo para as etapas norte-americanas. Ainda assim, dependem de um bom resultado nas ruas de Marina Bay.

Jamie Chadwick ergue o troféu da vitória na etapa de Barcelona da W Series em 2022 — Foto: Clive Mason/Getty Images

- O objetivo em Singapura é ser campeã, mas minha forma de encarar o fim de semana não vai mudar. É muito complicado lidar com todos os cenários com os pontos e pilotar de forma tática. Vou simplesmente pilotar e fazer o melhor trabalho que puder. Ainda temos muitas corridas, então não preciso ser conservadora. Foi uma longa pausa na temporada e é desafiador voltar. Treinei forte e fui a uma das corridas de Fórmula 1 após as férias de verão. Foi bom estar de volta ao paddock, mas me deu vontade de pilotar de novo. Testei um carro da Indy Lights nos Estados Unidos no início de setembro e foi ótimo ter um bom tempo de pista depois de um longo tempo parada - disse Jamie Chadwick.

A W Series vem de uma pausa na temporada de mais de dois meses: a última prova foi disputada no dia 30 de julho no Hungaroring, na Hungria. Mais exatamente, um intervalo de nove semanas, o maior da história da categoria. A partir de agora serão quatro corridas em três eventos realizados em um espaço de cinco fins de semana em outubro. E neste fim de semana, em Singapura, mais um item pode tornar tudo ainda mais animado: apenas uma das pilotos conhece a pista: a filipina Bianca Bustamante, de 17 anos. Entretanto, ela andou apenas de kart e em um pedaço do traçado.

Vista aérea do Circuito de Marina Bay, palco do GP de Singapura de Fórmula 1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

Veja também

Mais do ge