TIMES

Por Rafael Lopes

Comentarista de automobilismo do Grupo Globo

Voando Baixo — Rio de Janeiro

Reprodução/Twitter

Em fevereiro, trouxe aqui no blog Voando Baixo a história de Charles Hamelin, de 37 anos, maior patinador da história do Canadá com quatro ouros, uma prata e um bronze em cinco participações olímpicas (Turim-2006, Vancouver-2010, Sochi-2014, Pyeongchang-2018 e Pequim-2022), além de ser bicampeão mundial nos 500m (2007 e 2009) e nos 1.000m (2016 e 2018); tri nos 1.500m (2014, 2018 e 2021); além de penta nos revezamentos. Além, é claro, da excelência, a história do canadense nas Olimpíadas de Inverno de 2022 era muito interessante para quem é fã de automobilismo: ele disputou as provas individuais com um capacete inspirado no de Lewis Hamilton, heptacampeão mundial da F1.

Charles Hamelin mostra o capacete das Olimpíadas de Inverno a Lewis Hamilton nos boxes — Foto: Reprodução/Twitter

Neste sábado, Hamelin se encontrou com Hamilton nos boxes da Mercedes em Montreal, pouco antes da classificação para o GP do Canadá. A "Locomotiva de Sainte-Julie", apelido do patinador, ficou eufórico após o encontro com o heptacampeão da Fórmula 1. Ele entregou seu capacete a Hamilton após autografá-lo a pedido do piloto. Depois discutiram treinos, carreiras, buldogues franceses…

- Foi realmente incrível. Não sabia que aconteceria, foi uma surpresa para mim. Estava preparado para o caso de encontrá-lo, trouxe que fiz em homenagem a ele. Chegamos na frente aos boxes da Mercedes e disse a mim mesmo: talvez seja isso que vai acontecer. Foi aí que Hamilton entrou e foi um choque. Estava à beira das lágrimas. Estava muito feliz. Fiquei sem palavras, tive problemas para falar - disse Hamelin.

Hamelin mostra a parte de trás de seu capacete, com os emojis em homenagem à família — Foto: Joseph Roby/Red Bull Content Pool

Hamelin revelou de onde veio a ideia para usar uma pintura inspirada na de Lewis Hamilton nas Olimpíadas de Inverno. Segundo ele, não houve problemas para o Comitê Olímpico do Canadá liberar a homenagem ao heptacampeão da Fórmula 1, com o layout idealizado pelo brasileiro Raí Caldato no modelo do GP de Abu Dhabi de 2020, temporada em que o inglês conquistou o hepta. Também fez referências à família e à buldogue Stella Boubou, sua cachorrinha de estimação.

- Precisei pedir a liberação, mas não tive problemas. Tudo deu certo. O capacete roxo é lindo. Roxo é minha cor favorita e quando me pediram para fazer um capacete personalizado não tive dúvidas em fazer uma homenagem a Hamilton. Coloquei também alguns detalhes pessoais: a constelação de Touro no topo, porque minha esposa e filha são do signo de Touro, e emojis atrás que representam minha família (👱🏼‍♀️⭐️♥️🐶👧🏼).

Charles Hamelin lidera o pelotão com o capacete inspirado na pintura de Lewis Hamilton — Foto: Matthew Stockman/Getty Images

Hamelin se aposentou em 2022. Montreal, aliás, é quase casa: ele mora na pequena Sainte-Julie, na região metropolitana de Montreal, a apenas 30 km do Circuito Gilles Villeneuve, e nasceu na cidade de Lévis, também na província de Quebec, a 270 quilômetros do local da prova. Ao lado da jogadora de hóquei no gelo Marie-Philip Poulin, ele foi um dos porta-bandeiras do Canadá nos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano.

Capacetes de Charles Hamelin em Pequim-2022 e de Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi de 2020 — Foto: Getty Images

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

Veja também

Mais do ge