TIMES

Por Rafael Lopes

Comentarista de automobilismo do Grupo Globo

Voando Baixo — Rio de Janeiro

Joseph Roby/Red Bull Content Pool

Na última segunda-feira, trouxe aqui no blog Voando Baixo a história de Charles Hamelin, de 37 anos, maior patinador da história do Canadá com quatro ouros, uma prata e um bronze em cinco participações olímpicas (Turim-2006, Vancouver-2010, Sochi-2014, Pyeongchang-2018 e Pequim-2022), além de ser bicampeão mundial nos 500m (2007 e 2009) e nos 1.000m (2016 e 2018); tri nos 1.500m (2014, 2018 e 2021); além de penta nos revezamentos. Além, é claro, da excelência, a história do canadense nas Olimpíadas de Inverno de 2022 era muito interessante para quem é fã de automobilismo: ele disputou as provas individuais com um capacete inspirado no de Lewis Hamilton, heptacampeão mundial da F1.

Enquanto escrevia o texto e procurava as fotos para o post, resolvi mandar uma mensagem sugerindo uma entrevista para Hamelin, que, àquela altura, retornava de Pequim para o Canadá, onde teria uma extensa agenda para celebrar seu resultado nas Olimpíadas de Inverno. Além, é claro, de reencontrar a noiva Geneviève Tardif - casamento marcado para 25 de junho, após adiamentos por causa da Covid-19 - e a filha Violette, que completará dois anos no dia 23 de abril. Muito solícito, o maior patinador da história do Canadá topou falar com o Voando Baixo.

- É uma sensação indescritível conquistar seis medalhas em Olimpíadas de Inverno. Trabalhei muito duro por tanto tempo... É uma recompensa. Não consigo medir o quão grande é esta conquista, porque fiz tudo isso porque amo meu esporte e meus companheiros - disse Charles Hamelin.

Charles Hamelin com sua família: a noiva Geneviève Tardif, a filha Violette e a cachorrinha Stella Boubou — Foto: Reprodução/Facebook

Hamelin revelou também de onde veio a ideia para usar uma pintura inspirada na de Lewis Hamilton nas Olimpíadas de Inverno. Segundo ele, não houve problemas para o Comitê Olímpico do Canadá liberar a homenagem ao heptacampeão da Fórmula 1, com o layout idealizado pelo brasileiro Raí Caldato no modelo do GP de Abu Dhabi de 2020, temporada em que o inglês conquistou o hepta. Também fez referências à família e à buldogue Stella Boubou, sua cachorrinha de estimação.

- Precisei pedir a liberação, mas não tive problemas. Tudo deu certo. O capacete roxo é lindo. Roxo é minha cor favorita e quando me pediram para fazer um capacete personalizado não tive dúvidas em fazer uma homenagem a Hamilton. Coloquei também alguns detalhes pessoais: a constelação de Touro no topo, porque minha esposa e filha são do signo de Touro, e emojis atrás que representam minha família (👱🏼‍♀️⭐️♥️🐶👧🏼).

Hamelin mostra a parte de trás de seu capacete, com os emojis em homenagem à família — Foto: Joseph Roby/Red Bull Content Pool

O patinador é apaixonado por automobilismo desde criança. Ele lembra bem do único título de um piloto canadense na Fórmula 1, o de Jacques Villeneuve em 1997. Mas depois, o piloto que mais chamou a atenção de Hamelin foi Lewis Hamilton. E ele afirmou se inspirar muito no inglês.

- Assisto às corridas de Fórmula 1 desde pequeno. Amo carros. Vi Jacques Villeneuve ser campeão mundial em 1997. Mas desde então Lewis Hamilton era quem me chama a atenção. Amo a maneira como pilota. Ele faz parecer fácil, e sempre mantém a calma em qualquer situação. Tento ser alguém como ele. Não o conheço pessoalmente, mas é um ídolo para mim. Eu me inspiro nele. E estarei no Grande Prêmio do Canadá, em Montreal neste verão para vê-lo na pista. Aliás, estive no GP nas últimas dez edições - completou Hamelin.

Presença certa na corrida da F1, Hamelin se aposentou das Olimpíadas de Inverno em Pequim-2022. Montreal, aliás, é quase casa: ele mora na pequena Sainte-Julie, na região metropolitana de Montreal, a apenas 30 km do Circuito Gilles Villeneuve, e nasceu na cidade de Lévis, também na província de Quebec, a 270 quilômetros do local da prova. Ao lado da jogadora de hóquei no gelo Marie-Philip Poulin, ele foi um dos porta-bandeiras do Canadá nos Jogos Olímpicos deste ano.

Capacetes de Charles Hamelin em Pequim-2022 e de Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi de 2020 — Foto: Getty Images

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

Veja também

Mais do ge