TIMES

Por Luís Fellipe Borges, ge Triângulo — Patrocínio, MG


Inter de Limeira 3 x 0 Patrocinense: veja os gols

Inter de Limeira 3 x 0 Patrocinense: veja os gols

A investigação de possível manipulação de resultado na Série D do Brasileirão é mais um capítulo da história conturbada do Patrocinense em 2024. Desde o Campeonato Mineiro, o CAP enfrenta bastidores turbulentos e problemas financeiros que fizeram o clube perder jogo por W.O. por não pagar taxa de arbitragem, desistir do estadual e ser rebaixado para o Módulo 2.

Em abril, a esperança da Águia Grená se renovou com a parceria firmada com a empresa Air Golden, que contratou jogadores e treinador para a disputa da Série D. Mas o acordo durou apenas dois meses e terminou com o CAP na lanterna do Grupo A7 e na mira da Polícia Federal por suposta fraude em partida contra a Inter de Limeira.

Patrocinense; Campeonato Mineiro 2024 — Foto: Alair Constantino/Dono do Apito

Com problemas dentro e fora de campo, o Patrocinense está na reta final de uma temporada "para esquecer". Relembre os principais momentos:

Vitória sobre o Galo e desistência no Mineiro

  • O Campeonato Mineiro começou de forma positiva para o Patrocinense. A equipe do Alto Paranaíba estreou com vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 1 em casa e, na rodada seguinte, conseguiu um empate com o Uberlândia fora de casa.

Patrocinense x Atlético-MG - Melhores Momentos

Patrocinense x Atlético-MG - Melhores Momentos

Parceria para a Série D

Anderson Ibrahin ao lado de Thiago Ribeiro — Foto: Whashington Prates

Maus resultados e crise

  • Mesmo com os reforços, a campanha do Patrocinense decepcionou na Série D. Nas seis primeiras rodadas, o time empatou dois jogos e perdeu quatro.
  • No dia 28 de junho, o então presidente, Ronaldo Corrêa, renunciou ao cargo alegando problemas "pessoais e profissionais". O vice, Roberto Avatar, assumiu a cadeira.
  • Na 6ª rodada, o CAP perdeu para a Inter de Limeira por 3 a 0, fora de casa. Um dia após a partida, o Patrocinense anunciou o fim da parceria com a Air Golden, demitiu Estevam Soares e dispensou parte do elenco.
  • Na época, o clube alegou desacordo financeiro e mau desempenho para terminar com a parceria. Já Anderson Ibrahim afirmou que iria notificar o clube na Justiça por quebra de contrato.
  • Toninho Cobra assumiu o comando técnico da equipe, mas foi liberado após quatro partidas, incluindo uma derrota por 6 a 0 para o São José-SP.
  • Aos 23 anos, Vitor Bill, auxiliar permanente do clube, foi efetivado como treinador para as quatro últimas rodadas da Série D. Time é lanterna do Grupo A7, com 5 pontos.

Vitor Bill foi efetivado no Patrocinense — Foto: Alair Constantino/Dono do Apito

Investigação

  • Mal dentro de campo, o Patrocinense ainda atingiu o ápice da crise fora dele. O clube entrou na mira da Polícia Federal por suspeita de manipulação de resultado na Série D.
  • A partida que levantou suspeitas foi a derrota para a Inter de Limeira, na 6ª rodada. No jogo, o CAP sofreu três gols no primeiro tempo, um deles, contra.
  • Conforme as investigações, um alto volume de apostas para que o Patrocinense sofresse dois ou mais gols no primeiro tempo foi registrado, o que levantou suspeitas.
  • No dia 26 de junho, a PF deflagrou a Operação Jogo Limpo e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça do Estado de São Paulo, nas cidades de Patrocínio, São José do Rio Preto-SP, São Paulo, Rio de Janeiro, Tanguá-RJ e Nova Friburgo-RJ.

Polícia Federal investiga jogo do Patrocinense por manipulação de resultados — Foto: Polícia Federal/Divulgação

  • Os alvos incluem jogadores, empresários e o técnico Estevam Soares, que se mostrou surpreso por fazer parte da investigação. Houve, também, buscas na sede do time em Patrocínio.
  • Em nota, o clube negou envolvimento de qualquer membro atual da instituição no caso, seja atleta ou diretor, e se colocou à disposição das autoridades.

Veja também

Mais do ge