TIMES

Por Filipe Ferreira — Patrocínio, MG


Para enfrentar o calor do Pará no Campeonato Brasileiro de maratona (XCM), o ciclista Nicolas Machado, o Ben 10, estabeleceu uma estratégia de hidratação e uma rotina de treinos que simulou ao máximo as altas temperaturas do Norte do país. A tática funcionou. O atleta mineiro conquistou o título mais importante da carreira e está de olho para subir de prateleira: os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Nicolas Machado; Ben 10; ciclismo; mountain bike; Brasileiro XCO; Canaã dos Carajás — Foto: Arquivo Pessoal

Treinamento pontual

O ciclista treina e mora em Patrocínio, no interior de Minas, onde ele se preparou para competir o Brasileiro de XCM que pela primeira vez foi na região norte do país, em Canaã dos Carajás, no Pará. Nicolas contou como foi o percurso de 107 km da maratona, que ele completou em 3h38min54.

"Tinha todo tipo de trecho: plano, subida, trilha e o calor era o principal oponente, 43º. Então procurei treinar em horários mais na hora do almoço, em que a temperatura subia muito. Teve dia que consegui pegar 38 graus. Então, tentei me aclimatar o máximo possível nos dias anteriores. Eu já larguei com uma bolsinha de gelo na nuca e fiz uma estratégia de hidratação durante a prova"

– Foi a realização de um sonho. Eu vinha de três medalhas de bronze no campeonato brasileiro [nas provas de sprint eliminator, short track e cross country]. Fui para essa prova de maratona com o foco muito grande, me preparei bem, fiz muitos treinos longos e sabia que eu tinha condição de brigar pela vitória. Quando tudo se concretizou foi realmente a realização de um grande sonho e sinto gratidão por ter conseguido um resultado tão expressivo – afirmou.

A temporada 2023 foi produtiva para o ciclista mineiro. Ele conseguiu pódio no Campeonato Brasileiro em quatro modalidades diferentes do mountains bike. Nicolas ressaltou que mostrou versatilidade para ter bons resultados.

– Teve prova de um 1min30s no sprint eliminator, prova de 20 minutos no short track e prova de 1h30 no cross country. E a maratona foi quase 4h de prova. Isso mostra minha versatilidade em disputar provas diferentes – avaliou.

Nicolas Machado; Ben 10; ciclismo; mountain bike — Foto: Arquivo Pessoal

Logo que começou a praticar o esporte, Nicolas Machado ganhou o apelido que ainda carrega: Ben 10.

– Meu apelido surgiu em loja de bike. Na época eu era adolescente e meus amigos assimilaram o desenho comigo, dizendo que eu tinha semelhança com o personagem. Hoje em dia muitas pessoas só me conhecem pelo apelido, mas eu prefiro ser chamado por Nicolas Machado [risos] – falou.

Nicolas Machado; Ben 10; ciclismo; mountain bike; Patrocínio — Foto: Alemão Silva

Planos e foco no cross country

Mesmo com a vitória no Brasileiro de maratona, a prova que Nicolas tem mais se dedicado é a de cross country olímpico (XCO). O atleta, que não tem mais chances de se classificar aos Jogos Olímpicos de Paris no próximo ano, revelou que sua meta é tentar ir para a Olimpíada de 2028.

– Nesse ciclo eu não consigo mais Olimpíada porque o ranking fechou no ano passado. Para Olimpíadas de agora, não tenho condições, mas o meu grande objetivo é Olimpíadas de Los Angeles-2028. É o meu foco de carreira correr lá na prova de cross country – mirou.

Nicolas Machado; Ben 10; ciclismo; mountain bike — Foto: Arquivo Pessoal

O ciclista tem planejado o calendário de competições que disputará em 2024. A primeira prova que ele irá competir será em casa. O cliclista, tem uma pista que leva o nome dele em Patrocínio, Circuito Nicolas Machado. O local receberá uma grande prova no próximo ano.

– A gente construiu essa pista há três anos atrás lá do Recanto da Serra. É uma pista de cross country, tem em média cinco quilômetros, tem mata, é cheia de obstáculos naturais e também obstáculos montados. O lugar é muito bacana para a prática de mountain bike. E em 2024 terá uma prova lá de índice mundial nos dias 24 e 25 de fevereiro. Então a gente vai ter uma prova de Patrocínio de ranking mundial, uma prova que vai atrair muitos atletas da América do Sul – revelou.

Além da prova na sua cidade natal, Bem 10 planeja competir em quatro etapas da Copa do Mundo de mountain bike na modalidade cross country. Ele pretende disputar as provas em Mairiporã de 12 a 14 de abril, em Araxá de 19 a 21 de abril, em Lake Placid nos Estados Unidos de 27 a 29 de setembro e em Mont-Sainte-Anne no Canadá de 4 a 6 de outubro.

📲 Confira as notícias do esporte no ge Triângulo
📲 Siga o ge no Instagram e no Facebook

MAIS ESPORTE: veja os vídeos do ge Triângulo e da TV Integração

Mais do ge