TIMES

Por Redação do ge — Uberaba, MG


A Segunda Divisão do Campeonato Mineiro começa neste sábado com 17 equipes na briga pelo acesso ao Módulo 2. A novidade deste ano é a utilização de times sub-23 na disputa.

As equipes foram divididas em quatro grupos para a fase classificatória. Os times do mesmo grupo se enfrentarão em turno e returno, e os dois primeiros colocados de cada um avançarão às quartas de final.

North é o atual campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro — Foto: Bruno Lima/ Inter TV

A fase final do campeonato será disputada em partidas de ida e volta, e os dois finalistas da competição garantem vaga no Módulo 2 do Mineiro de 2024.

Confira os quais são os participantes do campeonato que corresponde à terceira divisão estadual:

América-TO

O América TO vai para a quarta participação seguida na Segunda Divisão do Mineiro. No ano passado, o time terminou a fase classificatória em terceiro lugar no Grupo A, mas caiu nas quartas de final da competição.

Araxá

Nesta temporada, o Ganso será comandado pelo ídolo e ex-atacante Thiago Pereira. Ele foi campeão do Módulo 2 com o clube em 2012 e fará o primeiro trabalho dele como treinador em uma competição profissional. Em 2022, o Araxá fez uma grande campanha como mandante, terminou a primeira fase líder do Grupo C e se despediu da competição nas quartas de final.

Araxá x Serranense pela Segunda Divisão do Mineiro 2022 — Foto: Otávio Silva

Atlético de Três Corações

O Atlético de Três Corações garantiu a última vaga do Grupo B para a segunda fase em 2022. No entanto, foi eliminado pelo América TO no primeiro mata-mata da competição.

Boston City

O Boston City disputará a competição pelo terceiro ano seguido. Na última temporada, a equipe ficou apenas em quinto lugar no Grupo B e não avançou para a segunda fase.

Coimbra

O Coimbra retorna à Segunda Divisão do Mineiro após ter sido rebaixado no Módulo 2 de 2022. No ano passado, o Coimbra B disputou a terceira divisão estadual e chegou à final contra o North Esporte, mas não pôde ser promovido devido ao rebaixamento da equipe profissional. A equipe B também não poderia ser promovida mesmo se a principal permanecesse na segunda divisão.

Coimbra B x Araxá pela Segunda Divisão do Mineiro 2022 — Foto: Otávio Silva

Contagem

A equipe da Região Metropolitana de Belo Horizonte somou apenas oito pontos na edição de 2022 e ficou em sexto lugar no Grupo A, bem longe da zona de classificação para a segunda fase.

Guarani-MG

O Bugre retorna à competição após uma temporada longe das atividades profissionais por causa de dificuldades financeiras. Neste período, o Guarani-MG se transformou em um clube-empresa e anunciou recentemente a venda de 93% das ações da SAF. O treinador da equipe de Divinópolis, em 2023, será Gustavo Brancão, natural da cidade do Centro-Oeste de Minas.

Inter de Minas

O Inter de Minas está na competição pelo terceiro ano seguido. No ano passado, a equipe de Itaúna foi o quinto colocado no Grupo C na primeira fase e não chegou às fases decisivas da competição.

LEIA MAIS:

Juventus-MG

A Juventus-MG ficou 16 anos longe do futebol profissional e voltou a disputar a Segunda Divisão do Mineiro no ano passado. O time teve a terceira pior campanha da primeira fase, com apenas três pontos conquistados.

Mamoré

A equipe de Patos de Minas disputará a competição pelo segundo ano seguido depois de ficar de fora da terceira divisão do estadual em 2021 por falta de receita. No ano passado, a equipe chegou à segunda fase da competição, mas acabou eliminada pelo Coimbra.

Nacional de Uberaba

O Nacional de Uberaba retornou ao futebol profissional no ano passado depois de sete anos e fez uma ótima campanha com uma equipe formada majoritariamente por jogadores da categoria sub-20 do clube. O Alvinegro de Uberaba terminou a fase classificatória em terceiro lugar no Grupo C. Na sequência, o time foi eliminado da competição pelo North Esporte, que ficou com o título.

Nacional de Uberaba — Foto: Reprodução/Instagram

Paracatu

A equipe de Paracatu participou da Segunda Divisão do Mineiro pela primeira vez na história do clube, fundado em 2021. O time foi apenas o sétimo colocado do Grupo 6 e ficou longe de garantir uma vaga no mata-mata.

Pirapora

A equipe disputou a Segunda Divisão do Mineiro pela última vez em 2009 e até chegou a ser inscrita na edição de 2019. No entanto, não disputou a competição por problemas financeiros. Com isso, essa será a primeira participação da equipe na competição em quase 15 anos.

Poços de Caldas

O time de Poços de Caldas vai para a temporada de 2023 tentando fazer uma campanha bem diferente do ano passado. O time teve a pior campanha da competição, com apenas um ponto somado em sete jogos disputados na primeira fase.

Serranense

O Serranense voltou a disputar o campeonato no ano passado, após cinco temporadas no Módulo 2. No retorno à terceira divisão, o time foi o sexto colocado do Grupo C na primeira fase.

Valériodoce

O Valériodoce fez a quarta melhor campanha na classificação geral da primeira fase da Terceirona no ano passado e garantiu vaga direta nas quartas de final. A participação do time terminou na semifinal, após eliminação para o North Esporte.

Villa Real

A equipe de Juiz de Fora participou de uma competição profissional pela primeira vez na história do clube no ano passado. Em 2022, o estreante na Segunda Divisão do Mineiro fez bonito e chegou até às quartas de final do campeonato, quando foi eliminado pelo Itabirito.

📲 Confira as notícias do esporte no ge Triângulo
📲 Siga o ge no Instagram e no Facebook

MAIS ESPORTE: veja os vídeos do ge Triângulo e da TV Integração

Veja também

Mais do ge