TIMES

Por Filipe Ferreira — Patrocínio, MG


Nicolas Machado, de 26 anos, foi bicampeão brasileiro de XCM em Campo do Brito, em Sergipe — Foto: Movie Drones

O ciclista Nicolas Machado não teve tempo nem de comemorar o bicampeonato do Brasileiro de Maratona (XCM) conquistado no último domingo. Logo após o título, o atleta mineiro já embarcou para os Estados Unidos, onde disputará o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike.

O torneio, que envolve os países das Américas, contará com ciclistas de 40 nacionalidades. A competição nos EUA ocorre na cidade de Midway, em Utah, de 8 a 12 de maio.

– É um dos torneios mais importantes da temporada, disputar um campeonato continental em ano olímpico é uma dificuldade ainda maior, pois vale pontos importantes na classificação olímpica, então teremos um Campeonato Pan-Americano de altíssimo nível – disse.

Nos EUA, Nicolas Machado competirá as provas de short track (XCC) e cross country olímpico (XCO), que serão disputadas neste sábado e domingo.

Versatilidade

Nicolas Machado é um atleta que compete em diversas modalidades do ciclismo. O mineiro de Patrocínio venceu o Brasileiro de Maratona em 2023 no Pará e no último domingo alcançou o bicampeonato em Campo do Brito, em Sergipe. Agora, nos EUA, ele disputará outros tipos de prova.

– Ser bicampeão brasileiro [de XCM] é algo que mostra a nossa constância em alto nível e reafirma que o nosso propósito no esporte está no caminho certo, me faz sentir orgulho de toda a trajetória – afirmou Nicolas, que completou os 82 km em Campo do Brito, em 3h27min.

"Para o Brasileiro, minha preparação foi com treinos mais longos para ganhar resistência para a prova de maratona. Aqui nos Estados Unidos as provas serão mais curtas, mais explosivas. Estou adaptado em ter estas mudanças de modalidade, cada uma com sua particularidade. Nos últimos anos tenho mostrado uma boa versatilidade e indo bem em todas elas"

Nicolas Machado sonha conquistar vaga em Los Angeles-2028 — Foto: AGS Sports MTB

A modalidade que Nicolas tem mais se dedicado é a de cross country olímpico (XCO). O atleta, que não tem mais chances de se classificar aos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, tem como objetivo conquistar vaga para Olimpíada de Los Angeles em 2028.

Veja também

Mais do ge