TIMES

Por Samuel Bonicontro, Redação ge


Time do Santo Antônio na década de 80 — Foto: Citana/Arquivo Pessoal

Fundado no dia 14 de julho de 1959, o Santo Antônio Esporte Clube disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em sete oportunidades, sendo seis consecutivas - 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 - e uma última participação, em 1994.

Vale lembrar que quando o Santo Antônio disputou a Segunda Divisão (com exceção de 1994, quando já existia o Módulo II), a competição era realmente a Segunda Divisão Mineira. Atualmente, a segunda divisão recebe o nome de Módulo II, e o que hoje é chamado de Segunda Divisão, equivale à terceira.

O time entrava em campo com um uniforme que lembra a seleção sueca: camisas amarelas e calções azuis.

Nos anos 80, havia uma rivalidade entre três clubes em Teófilo Otoni: América, Concórdia e Santo Antônio.

Ao contrário de América e Santo Antônio, o Concórdia não chegou a disputar competições profissionais.

-O Santo Antônio fazia uma rivalidade interessante com o América e o Concórdia, mas, principalmente com o América, porque o Concórdia não chegou a alcançar o futebol profissional. Atualmente, o clube está fora das competições oficiais porque há uma dívida muito grande na Federação Mineira de Futebol, pelo tempo que o clube ficou parado e a diretoria não tem condições de pagar-, afirma Citana, ex-jogador e ex-técnico do Santo Antônio.

Time do Santo Antônio disputou seis edições consecutivas do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, entre 1985 e 1990 — Foto: Citana/Arquivo Pessoal

Citana era meio-campo e jogou no Santo Antônio quando o clube estava no futebol amador e também quando ascendeu ao profissionalismo.

-O Santo Antônio mandava os jogos no estádio Nassri Mattar. O time fez grandes confrontos com o América lá-, relembra Citana.

Em 2018, o Santo Antônio chegou a ensaiar um retorno ao futebol profissional. Mas o clube não conseguiu concretizar o desejo de disputar a competição.

-A diretoria do clube está à procura de um patrocinador para voltar ao profissionalismo. O Santo Antônio está de braços abertos para receber algum empresário que queira investir no clube-, completou Citana.

Gilmar Estevam, ídolo do Democrata de Governador Valadares e do América de Teófilo Otoni, também jogou no Santo Antônio e tem histórias curiosas que aconteceram durante sua passagem pelo clube.

-Eu cheguei ao clube em 1987. Em uma manhã, 6h, bem cedo, um amigo meu me levou para treinar. O treino foi às 8h, fiz muitos gols, e ao sair do treino já assinaram meu contrato. Tinha uma cláusula no contrato que se eu fizesse 10 gols no primeiro turno do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, meu salário seria dobrado-, lembra Gilmar.

O Santo Antônio disputou a primeira partida oficial de sua história no dia 18 de agosto de 1985. O Santusca venceu o Vila do Carmo, de Barbacena, por 1 a 0, fora de casa, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão daquele ano.

O time fez bonito em sua estreia no futebol profissional. Liderou o Grupo A da competição, com 17 pontos. Na segunda fase, o Santo Antônio ficou em último lugar em um triangular com Caldense e Araguari.

Em 1994, na última participação, o Santo Antônio ficou em 3º lugar na primeira fase, em um grupo com cinco equipes. No hexagonal final, o time ficou em último lugar.

No dia 11 de dezembro de 1994, o Santusca perdeu por 3 a 0 para o Guarani de Divinópolis, fora de casa. Foi último jogo do clube no futebol profissional.

Veja trajetória do Santo Antônio na Segunda Divisão:

  • 1985: 1º na primeira fase e 3º na segunda fase (último)
  • 1986: 5º lugar na primeira fase (não passou para a segunda fase)
  • 1987: 2º lugar na primeira fase, 3º lugar na segunda fase e 4º lugar na terceira fase (penúltimo)
  • 1988: 4º lugar na primeira fase e 6º lugar no hexagonal final (último)
  • 1989: 8º lugar na primeira fase (último)
  • 1990: 6º lugar na primeira fase e 5º lugar na segunda fase (penúltimo)
  • 1994: 3º na primeira fase e 6º na segunda fase (último) - Em 1994, a Segunda Divisão foi equivalente à terceira, como é nos dias atuais.

Curiosidade

Quando o Santo Antônio chegou ao profissionalismo, em 1985, só havia a Primeira e a Segunda Divisão. A Terceira Divisão surge em 1986. Em 1987, o América disputa a terceira divisão até 1990, quando consegue o acesso à Segunda Divisão. Em 1991, o Santo Antônio não disputou a Segunda Divisão.

O América disputou a Segunda Divisão em 1991, mas ficou de fora do futebol profissional até 2004. O Santo Antônio disputa a Segunda Divisão (já com status de terceira), em 1994, mas depois não disputa mais competições profissionais. Sendo assim, o clássico entre América e Santo Antônio jamais foi disputado no futebol profissional.

Se não conseguir recursos para voltar ao futebol profissional, o Santo Antônio vai completar 30 anos longe das competições oficiais no ano que vem.

Veja também

Mais do ge