TIMES

Por Bruno Côrtes, Giovana Pinheiro e PC Júnior — Doha, Catar


Ao sair da água após nadar 10km, Ana Marcela Cunha não sabia em qual posição tinha terminado, e primeira coisa que pediu foi um espelho para ver o nariz. A brasileira campeã olímpica conquistou a vaga nos Jogos de Paris 2024 ao terminar no quinto lugar da maratona aquática no Mundial de esportes aquáticos, em Doha, no Catar. Nos últimos metros da prova, não conseguia enxergar nada. E achou que estivesse com o rosto machucado.

Ana Marcela Cunha — Foto: Ivan Storti

- Eu perguntei (minha posição), porque eu não sabia, meus óculos embaçaram, eu tomei umas porradas, eu nem sabia que estava disputando uma medalha, mas o mais importante é saber que a gente tá dentro, uma nova oportunidade de chegar a Paris e poder fazer história - celebrou.

Ana Marcela explica ter ficado sem enxergar os últimos metros da prova dos 10km do Mundial, que lhe classificou para Paris 2024

Ana Marcela explica ter ficado sem enxergar os últimos metros da prova dos 10km do Mundial, que lhe classificou para Paris 2024

As "porradas" e os contatos físicos durante a prova são comuns na maratona aquática. Nesse sábado, foi ainda mais intenso, dada a quantidade de atletas no pelotão principal e sabendo que apenas 13 seriam as vagas para a classificação nas Olimpíadas.

- Na última volta, na reta final ali, eu precisei conservar os óculos, porque eu tomei uma porrada e meu óculos entrou. E aí entrou água. Só que a gente usa um tipo de antiembaçante e no final eu já não estava vendo mais nada. Só estava seguindo o rastro da galera. Ficar no vácuo ali, tentava colocar um pouco do lado, via que tinha outra na frente e ia seguindo. Mas tá tudo bem - ri.

No ciclo passado que terminou com o ouro, Ana Marcela também conseguiu sua classificação no Mundial de 2019 na quinta colocação. Motivo não falta para comemorar.

- Vim para cá com duas expectativas: a que todo mundo sempre coloca sobre a gente e a que eu tinha junto com o meu treinador e comissão técnica, que era justamente classificar. A gente sabia que era possível, mas eu sai muito mais feliz ainda, quando soube do quinto lugar. A gente sempre quer brigar pelo pódio, brigar para ser campeã mundial, mas hoje, de fato, o meu quinto lugar ali para mim foi mais do que eu esperava - conclui.

Os canais sportv transmitem ao vivo as principais disputas do Mundial de Esportes Aquáticos de Doha. Neste domingo, às 4h30 (de Brasília), o sportv 2 transmite a prova masculina dos 10km em águas abertas.

Veja também

Mais do ge