TIMES

Por Redação do ge — São Luís, MA


A última rodada do Campeonato Maranhense será realizada nesta terça-feira (2), com todos os jogos acontecendo às 19h. O ge preparou para você um guia para acompanhar o que ainda está em jogo em cada partida e o que ainda pode acontecer na fase classificatória da competição.

Moto só depende dele para garantir última vaga do G-4 — Foto: Ariel Lemos / Moto Club

Antes de tudo, é preciso que se diga que os dois times rebaixados já estão definidos. Cordino e Chapadinha jogarão a Série B em 2025 por já não terem chance matemática de recuperação.

Outra definição que já está feita no Campeonato Maranhense são as classificações de MAC, Sampaio e Imperatriz na semifinal. É justamente a última vaga que se transformou na grande atração da rodada final.

Com 16 pontos cada, Moto e Tuntum disputam a quarta colocação. Com o Rubro-negro tendo vantagem sobre o Leão dos Cocais, neste momento, pelo saldo de gols (-5 contra -7).

Tuntum e Moto Club lutam por última vaga na semifinal — Foto: Mariana Farias / Ponto de Foco

Na rodada final, o Moto enfrenta o líder MAC, no Castelão, e o Tuntum joga contra o já rebaixado Cordino, no Rafael Seabra. Em caso de pontuação igual após a rodada final, o saldo de gols entra em cena, pois eles também estão igualados em números de vitórias.

No entanto, além da disputa única por classificação, existem outras duas situações abertas sobre posicionamento. Classificados, MAC, Sampaio e Imperatriz podem modificar suas posições, mas, para isso acontecer o "milagre do saldo de gols" precisa ser visto.

Imperatriz faz confronto direito com o Sampaio por vice-liderança — Foto: Gabriel Dias / SID

Para tomar a primeira colocação do Maranhão, o vice-líder Sampaio precisa vencer seu jogo e torcer para que o time atleticano perca a sua partida. Além disso, essa combinação necessita tirar um saldo de sete gols favorável ao Bode.

Na contramão disso, o terceiro colocado, Imperatriz, quer alcançar a vice- liderança para ter vantagem na semifinal. Para isso, o Cavalo de Aço precisa vencer o confronto direto com a própria Bolívia Querida por dois gols de diferença. Isso ocorre porque os três gols do W.O que o Sampaio garantiu sobre o Chapadinha não valem para critério de desempate. Assim, a diferença neste item favorável ao Tricolor em referência ao Imperatriz é de 8 contra 5.

Lembrando que os dois primeiros colocados nesta primeira fase garantem a vantagem de jogar a partida de volta da semifinal em casa. Somente o MAC já tem essa garantia, seja em primeiro ou em segundo.

Das quatro partidas da rodada final: Sampaio e Imperatriz, Tuntum e Cordino, Maranhão e Moto e Pinheiro e Chapadinha, apenas esta última não tem nenhum tipo de disputa envolvida. O PAC já não tem chance de classificação e o Galo já está rebaixado.

Veja também

Mais do ge