TIMES

Por Redação Ge — São Paulo


O Brasil terá uma equipe masculina completa de judô nas Olimpíadas de Paris. Semanas após seis nomes serem anunciados, o país garantiu, neste domingo, o sétimo atleta nos Jogos. Michel Augusto, de 19 anos, fez boa campanha, ficou em nono lugar no Campeonato Mundial, que está sendo disputado na Arábia Saudita, e carimbou o passaporte para as Olimpíadas na categoria até 60kg.

Michel Augusto garante vaga olímpica no judô — Foto: Anderson Neves/CBJ

- Eu queria agradecer a todos que torceram por mim. Eu dei o meu melhor aqui no Mundial, mas não foi dessa vez, eu queria ter saído com a medalha, mas saí com pontos importantes para conquistar minha vaga olímpica - disse.

A categoria até 60kg era a única que ainda não estava classificada para os Jogos. O Brasil já tinha a vaga garantida com Willian Lima (66kg), Daniel Cargnin (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Leo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (acima de 100kg). A boa campanha no Mundial, com duas vitórias - sobre o tadjique Muhammadsoleh Quvatov, por waza-ari, no golden score, e sobre o judoca do azerbaijão, Balabay Aghayev, número 5 do mundo - lhe garantiram a pontuação necessária no ranking.

Ça Va Paris - 17 de maio de 2024

Ça Va Paris - 17 de maio de 2024

Após duas vitórias, Michel enfrentou nas oitavas de final o vice-campeão olímpico Yeldos Smetov, e acabou sendo derrotado, encerrando assim o torneio em nono lugar.

Natasha Ferreira ficou mais próxima de uma vaga olímpica, mas ainda não carimbou o passaporte para Paris na categoria até 48kg. Ela estreou com vitória também por ippon sobre Geronay Whitebooi, da África do Sul, e contou com o erro da japonesa Wakana Koga, uma das favoritas da categoria, para chegar às quartas-de-final. Koga apoiou a cabeça no chão durante projeção que derrubou Natasha e, com isso, foi desclassificada da competição (head dive). No fim, foi eliminada nas quartas de final e terminou o torneio em sétimo lugar. Ela aguarda o fim do processo classificatório, no mês que vem, para saber se vai ou não aos Jogos.

Veja também

Mais do ge

Além dos 11 atletas já convocados em abril, seleção conseguiu mais duas vagas nas Olimpíadas

Confederação Brasileira de Judô anuncia lista oficial com 13 atletas para Paris 2024 - Programa: ge highlights

Roraima esteve representado pela Associação Victor Alecrim de Judô, totalizando seis ouros, uma prata e um bronze em disputa realizada no fim de semana, em São Luís (MA)

Judocas de Roraima conquistam oito medalhas em competição Norte-Nordeste, no Maranhão

CSKA Moscou tem quase o dobro de títulos europeus em relação ao clube espanhol, segundo lista da Perarnau Magazine

Melhor do mundo? Barcelona é vice em ranking poliesportivo "de Champions" - Programa: ge highlights

Bia Ferreira, Rafaela Silva, Jade Barbosa, Henrique Marques e Wanderley Holyfield apresentam as peças que serão utilizadas em Paris 2024 durante sessão de fotos promovida pela entidade

COB lança uniforme oficial do Time Brasil a 50 dias dos Jogos Olímpicos - Programa: Jornal Nacional

Com a equipe desfalcada, brasileiros tiveram o pior resultado em quinze anos. Apesar disso, Michel Augusto garantiu vaga olímpica na competição

Brasil encerra Mundial de Judô sem medalhas pela primeira vez desde 2009 - Programa: ge.globo

Brasileiro de 19 anos fica em nono no Mundial na categoria até 60kg e se garante nas Olimpíadas

Michel Augusto garante vaga nas Olimpíadas de Paris no judô - Programa: Ça Va Paris

Daniel Cargnin fala sobre dificuldades para conciliar o auxílio às vítimas das enchentes no estado e os treinamentos como atleta: "Não estou conseguindo treinar o quanto poderia e devo"

Judoca medalhista olímpico é voluntário nas enchentes do RS: "Saio do treino e vou direto no abrigo" - Programa: ge.globo

Já classificadas para as Olimpíadas, brasileiras vão ao pódio em torneio no Cazaquistão

Rafaela Silva e Larissa Pimenta faturam pratas no Grand Slam de Astana - Programa: Lutas SporTV

Competição é a última antes das Olimpíadas, Brasil poupa principais estrelas, e vai atrás da pontuação para classificar as quatro categorias que ainda não estão certas para os Jogos de Paris

Sem Mayra, Baby e Rafaela, Brasil é convocado para o Mundial de judô - Programa: ge.globo

Roraima esteve representado pela Kodokan e pela Dojô Kohai, totalizando 30 judocas. Das 30 medalhas, 14 foram de ouro

Equipes de Roraima conquistam 30 medalhas em campeonato de judô em Manaus