TIMES

Por Redação do ge — Astana, Cazaquistão


O Brasil conquistou duas medalhas de prata no primeiro dia do Grand Slam de Astana. Nesta sexta-feira, Rafaela Silva foi superada só na final da categoria até 57kg pela canadense Christa Deguchi, atual campeã mundial, em uma revanche do Campeonato Pan-Americano. Larissa Pimenta foi à decisão da categoria até 52kg e só parou diante da israelense Gefen Primo para também ir ao pódio no Cazaquistão. As duas já estavam classificadas para as Olimpíadas de Paris.

Rafaela Silva é prata no Grand Slam de Astana

Rafaela Silva é prata no Grand Slam de Astana

Bicampeã mundial e campeã olímpica, Rafaela Silva travou um duelo com a também bicampeã mundial Deguchi na final da categoria até 57kg. Há duas semanas, as rivais mediram forças também na decisão do Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, com vitória da brasileira. Em Astana, as duas tiveram posturas muito defensivas e rapidamente ficaram penduradas com duas punições cada. A canadense passou então a ser mais ofensiva, e Rafaela acabou tomando a terceira punição, que selou a revanche de Deguchi. Foi o sexto triunfo da canadense em 10 lutas contra Rafaela.

Rafaela Silva perde de campeã mundial na final do Grand Slam de Astana

Rafaela Silva perde de campeã mundial na final do Grand Slam de Astana

Para chegar à final nesta sexta, Rafaela Silva venceu a azeri Fidan Alizada por punições, passou pela croata Tihea Topolovec por waza-ari e imobilização e bateu a uzbeque Shukurjon Aminova por ippon. Na semifinal, superou por waza-ari a francesa Sarah-Léonie Cysique, atual vice-campeã olímpica.

Rafaela Silva no Grand Slam de Astana — Foto: IJF

Larissa Pimenta, por sua vez, foi superada na final por Gefen Primo, primeira cabeça de chave e favorita da categoria até 52kg em Astana. A brasileira começou melhor na luta, forçando a punição para a israelense por falta de combatividade. Só que Larissa não manteve o ritmo forte, acabou tomando também uma punição. Logo na sequência, a brasileira sofreu um waza-ari e foi imobilizada por Primo.

Larissa Pimenta recebe a prata no Grand Slam do Cazaquistão

Larissa Pimenta recebe a prata no Grand Slam do Cazaquistão

Para chegar à decisão, Larissa venceu a russa Alesia Kuznetsova, a portuguesa Maria Siderot e a espanhola Ayumi Leiva Sanchez, sempre nas punições.

Larissa Pimenta perde de Gefen Primo na final do Grand Slam do Cazaquistão

Larissa Pimenta perde de Gefen Primo na final do Grand Slam do Cazaquistão

Na categoria masculina até 60kg, Michel Augusto foi o sétimo colocado. Ele venceu o americano David Terao, mas perdeu nas quartas de final para o azeri Ahmad Yusifov e na repescagem para o italiano Andrea Carlino. Matheus Takaki, que voltou às competições após cumprir suspensão por doping, venceu o italiano Angelo Pantano na estreia, mas perdeu do russo Ramazan Abdulaev nas oitavas de final.

Na categoria feminina até 48kg, Natasha Ferreira foi a sétima colocada. Ela venceu a uzbeque Khalimajon e a colombiana Erika Lasso, mas perdeu da azeri Leyla Aliyeva nas quartas de final e da espanhola Gemma Maria Gomez Antona na repescagem. Amanda Lima parou na estreia diante da russa Kristina Dudina.

Mais sete judocas defendem o Brasil no Grand Slam de Astana durante o fim de semana: Rafael Macedo (90kg), Marcelo Gomes (90kg), Ketleyn Quadros (63kg), Nauana Silva (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg) e Giovanna Santos (+78kg).

Veja também

Mais do ge

Além dos 11 atletas já convocados em abril, seleção conseguiu mais duas vagas nas Olimpíadas

Confederação Brasileira de Judô anuncia lista oficial com 13 atletas para Paris 2024 - Programa: ge highlights

Roraima esteve representado pela Associação Victor Alecrim de Judô, totalizando seis ouros, uma prata e um bronze em disputa realizada no fim de semana, em São Luís (MA)

Judocas de Roraima conquistam oito medalhas em competição Norte-Nordeste, no Maranhão

CSKA Moscou tem quase o dobro de títulos europeus em relação ao clube espanhol, segundo lista da Perarnau Magazine

Melhor do mundo? Barcelona é vice em ranking poliesportivo "de Champions" - Programa: ge highlights

Bia Ferreira, Rafaela Silva, Jade Barbosa, Henrique Marques e Wanderley Holyfield apresentam as peças que serão utilizadas em Paris 2024 durante sessão de fotos promovida pela entidade

COB lança uniforme oficial do Time Brasil a 50 dias dos Jogos Olímpicos - Programa: Jornal Nacional

Com a equipe desfalcada, brasileiros tiveram o pior resultado em quinze anos. Apesar disso, Michel Augusto garantiu vaga olímpica na competição

Brasil encerra Mundial de Judô sem medalhas pela primeira vez desde 2009 - Programa: ge.globo

Brasileiro de 19 anos fica em nono no Mundial na categoria até 60kg e se garante nas Olimpíadas

Michel Augusto garante vaga nas Olimpíadas de Paris no judô - Programa: Ça Va Paris

Daniel Cargnin fala sobre dificuldades para conciliar o auxílio às vítimas das enchentes no estado e os treinamentos como atleta: "Não estou conseguindo treinar o quanto poderia e devo"

Judoca medalhista olímpico é voluntário nas enchentes do RS: "Saio do treino e vou direto no abrigo" - Programa: ge.globo

Já classificadas para as Olimpíadas, brasileiras vão ao pódio em torneio no Cazaquistão

Rafaela Silva e Larissa Pimenta faturam pratas no Grand Slam de Astana - Programa: Lutas SporTV

Competição é a última antes das Olimpíadas, Brasil poupa principais estrelas, e vai atrás da pontuação para classificar as quatro categorias que ainda não estão certas para os Jogos de Paris

Sem Mayra, Baby e Rafaela, Brasil é convocado para o Mundial de judô - Programa: ge.globo

Roraima esteve representado pela Kodokan e pela Dojô Kohai, totalizando 30 judocas. Das 30 medalhas, 14 foram de ouro

Equipes de Roraima conquistam 30 medalhas em campeonato de judô em Manaus