TIMES

Por Redação Ge — São Paulo


A brasileira Jéssica Lima conquistou a medalha de prata na categoria até 57kg do Grand Slam de Tóquio, no Japão, de judô, uma das competições mais tradicionais e importantes da modalidade. No caminho até o pódio, passou pela japonesa Riko Honda, que é vice-campeã mundial juvenil, e pela canadense Jessica Klimkait, medalhista olímpica em 2021. Na decisão, perdeu para a japonesa naturalizada canadense Christa Degushi.

Jessica Lima é prata no Grand Slam — Foto: Tamara Kulumbegashvili /IFJ

A campanha rende pontos importantes para Jessica no ranking mundial, que é classificatório para as Olimpíadas de Paris. A questão é que Jéssica é da mesma categoria de Rafaela Silva, que esteve no Grand Slam e acabou eliminada na estreia, e é sétima do ranking. Com o pódio em Tóquio, Jéssica deve entrar no top 10, mas ainda atrás da compatriota. Apenas uma brasileira pode ir para as Olimpíadas em cada uma das categorias.

Entrevista com Beatriz Souza do judô

Entrevista com Beatriz Souza do judô

Na estreia, Jéssica venceu Yeung Lem, de Hong Kong, número 89 do ranking mundial. Na segunda rodada, derrotou a japonesa Honda Riko, que é vice-campeã mundial juvenil. Honda chegou a ter um Waza-ari de frente, mas a brasileira buscou a virada. Nas quartas de final, derrotou a holandesa Pieuni Cornelisse no golden score.

Na semifinal, a vitória mais relevante, sobre a canadense Jéssica Klimkait, segunda do ranking mundial, medalhista nos últimos três Campeonatos Mundiais e medalhista também nas Olimpíadas de Tóquio. O golpe veio no golden score. Na decisão, perdeu para a japonesa naturalizada canadense Christa Deguchi .

Na estreia Jéssica Lima estreou contra Yeung Nok Lem, 89ª do ranking olímpico. A atleta de Hong Kong começou com muita energia, mas Jéssica Lima soube observar bem a luta em seus instantes iniciais. Com menos de um minuto de combate, ela aplicou o golpe perfeito e avançou de fase. Na segunda rodada, a cabeça-de-chave número 6 enfrentou uma adversária forte, a japonesa Honda Riko.

Veja também

Mais do ge

Programa de Ana Maria Braga promove encontro de atletas brasileiros que vão às Olimpíadas de Paris com chefs de cozinha especialistas na culinária francesa

A caminho das Olimpíadas de Paris, Rafael Silva tem aula de culinária francesa no Mais Você

Judoca paranaense está confirmada na seleção brasileira que vai disputar as Olimpíadas

Natasha Ferreira vibra com vaga no judô em Paris 2024 e mira medalha: "Expectativa altíssima"

Além dos 11 atletas já convocados em abril, seleção conseguiu mais duas vagas nas Olimpíadas

Confederação Brasileira de Judô anuncia lista oficial com 13 atletas para Paris 2024 - Programa: ge highlights

Roraima esteve representado pela Associação Victor Alecrim de Judô, totalizando seis ouros, uma prata e um bronze em disputa realizada no fim de semana, em São Luís (MA)

Judocas de Roraima conquistam oito medalhas em competição Norte-Nordeste, no Maranhão

CSKA Moscou tem quase o dobro de títulos europeus em relação ao clube espanhol, segundo lista da Perarnau Magazine

Melhor do mundo? Barcelona é vice em ranking poliesportivo "de Champions" - Programa: ge highlights

Bia Ferreira, Rafaela Silva, Jade Barbosa, Henrique Marques e Wanderley Holyfield apresentam as peças que serão utilizadas em Paris 2024 durante sessão de fotos promovida pela entidade

COB lança uniforme oficial do Time Brasil a 50 dias dos Jogos Olímpicos - Programa: Jornal Nacional

Com a equipe desfalcada, brasileiros tiveram o pior resultado em quinze anos. Apesar disso, Michel Augusto garantiu vaga olímpica na competição

Brasil encerra Mundial de Judô sem medalhas pela primeira vez desde 2009 - Programa: ge.globo

Brasileiro de 19 anos fica em nono no Mundial na categoria até 60kg e se garante nas Olimpíadas

Michel Augusto garante vaga nas Olimpíadas de Paris no judô - Programa: Ça Va Paris

Daniel Cargnin fala sobre dificuldades para conciliar o auxílio às vítimas das enchentes no estado e os treinamentos como atleta: "Não estou conseguindo treinar o quanto poderia e devo"

Judoca medalhista olímpico é voluntário nas enchentes do RS: "Saio do treino e vou direto no abrigo" - Programa: ge.globo

Já classificadas para as Olimpíadas, brasileiras vão ao pódio em torneio no Cazaquistão

Rafaela Silva e Larissa Pimenta faturam pratas no Grand Slam de Astana - Programa: Lutas SporTV