TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


Escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027, Barranquilla não irá mais receber o maior evento esportivo das Américas daqui a três anos. Nesta quarta-feira a PanAm Sports, entidade que tem o direito dos Jogos, comunicou que o Pan não será mais na cidade colombiana, escolhida em 2021.

Os colombianos não cumpriram várias cláusulas do contrato, informou a entidade com sede em Miami. Leia-se: não pagou as parcelas que precisa. O problema financeiro já era sabido desde a realização dos últimos Jogos, em Santiago, no Chile, em outubro passado. Conforme o ge noticiou, a cidade de São Paulo já manifestou interesse em realizar o Pan de 2027. A candidatura da capital paulista estaria prevista para os Jogos continentais de 2031. No entanto, até hoje, São Paulo não oficializou qualquer candidatura, seja para 2027 ou 2031.

Segundo fontes ouvidas pelo ge, uma decisão será tomada nas próximas semanas. Ainda não se sabe sequer se a escolha da próxima sede será por votação ou apenas com a escolha de uma cidade que queira assumir o Pan de 2027 no lugar de Barranquilla.

A cidade colombiana já divulgava o evento em redes sociais e fez parte da cerimônia de encerramento do Pan de Santiago, em novembro passado. Porém, Barranquilla não pagou duas parcelas de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 45 milhões, no total) como garantia aos donos do Pan. A disputa é interna, entre o governo federal da Colômbia e a cidade. E nem mesmo as eleições municipais no fim do ano resolveram as pendências econômicas da candidatura.

Dezembro era a data limite para essa definição. E São Paulo, sabendo disso, se aproximou da PanAm em outubro, na capital chilena. A capital paulista se colocou como substituta, mas nunca apresentou documentos ou oficializou o desejo. Cidades dos Estados Unidos e Assunção, capital do Paraguai, segundo o ge apurou, também estariam interessadas e dentro da disputa. Contudo, nenhuma candidatura é oficial até o momento.

São Paulo apenas formalizou uma carta de intenção assinada pelo prefeito Ricardo Nunes na qual se coloca à disposição da Panam Sports para receber o Pan de 2031.

Patrocinadora da Casa Brasil tanto em Santiago quanto em Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024, a capital paulista aproveitou o evento de abertura do local organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para anunciar o "desejo" --palavra usada pelos secretários presentes na festa-- de ser novamente a capital esportiva das Américas daqui a sete anos.

- Vai depender de muita coisa ainda, mas do que for possível, do que depender de São Paulo, nós estamos "listos", como dizem em espanhol - afirmou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, em Santiago.

Em 2021, Barranquilla, que fica cerca de mil quilômetros distante da capital Bogotá, era candidata única para receber o evento. A Bolívia chegou a sinalizar um interesse em lançar uma pretendente, mas não confirmou a proposta.

Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e ultrapassa 200 medalhas

Brasil faz campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e ultrapassa 200 medalhas

LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DA PANAM SPORTS

Panam Sports informa ao público que seu comitê executivo decidiu, por unanimidade, retirar a sede dos XX Jogos Pan-Americanos da cidade de Barranquilla, Colômbia. A resolução foi tomada após inúmeras quebras de contrato. Cabe destacar que no dia 19 de outubro, em reunião em Santiago do Chile e após receber uma carta oficial das autoridades colombianas datada de 25 de outubro, Barranquilla solicitou prorrogação dos prazos para poder cumprir o contrato.

A proposta foi aceita pela Panam Sports, com nova data de 30 dezembro de 2023 e 30 de janeiro de 2024. No entanto, dada a falta de resposta após o término do novo prazo, o Comitê Executivo da Panam Sports, em 3 de janeiro de 2024, assumiu a determinação inabalável em retirar o direito de ser a cidade-sede do evento continental em 2027.

A Panam Sports lamenta profundamente esta situação, mas a decisão foi tomada pensando no futuro do maior evento multiesportivo das Américas e nos atletas do continente.

Jogos Pan-americanos Santiago 2023 - Cerimônia de Abertura — Foto: Miriam Jeske/COB

Veja também

Mais do ge

Capital peruana derrota Assunção, do Paraguai, e voltará a sediar evento após oito anos

Lima é escolhida sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027 - Programa: ge.globo

Escolha da nova sede deve acontecer em um mês, após a dona dos Jogos romper o contrato com Barranquilla, na Colômbia, por falta de pagamento; São Paulo deve se candidatar ao Pan de 2031

São Paulo abre mão da candidatura, e Pan de 2027 fica entre Assunção e Lima  - Programa: ge.globo

Quarto colocado em etapa da Copa do Mundo em 2023, o atirador da seleção brasileira acumula mais de 11 milhões de seguidores no Instagram e no Tik Tok

Atleta influenciador: Luccas Abreu ganha prêmios, fãs e likes no tiro com arco e nas redes sociais - Programa: Esporte Espetacular

PanAm Sports comunica que os Jogos Pan-Americanos daqui a três anos não serão mais na sede que havia sido escolhida pela entidade; São Paulo pretendia realizar o Pan de 2031, mas ainda não oficializou a candidatura

Pan de 2027 não será mais em Barranquilla, na Colômbia; SP já manifestou interesse - Programa: Esporte Espetacular

Tesouro encontrado após 60 anos mostra felicidade no momento da conquista do segundo título mundial do Brasil; assento usado por Pelé foi recolocado no Estádio Nacional de Santiago

A foto inédita de Pelé: imagem encontrada no Chile revela Rei festejando o bi na Copa de 1962

Medalhista olímpica brasileira é eleita por unanimidade; atleta também busca vaga olímpica para Paris 2024 pela vela

Isabel Swan é eleita presidente da Comissão de Atletas da Panam Sports - Programa: ge.globo

Atletas militares foram celebrados no Rio de Janeiro com a condecoração da Medalha Mérito Desportivo Militar

Medalhistas dos Jogos Pan-americanos recebem homenagem das Forças Armadas - Programa: Cortes podcasts ge

Brasil é o país com maior número de indicações em premiação que homenageia atletas e equipes dos Jogos Pan-Americanos

Rebeca Andrade e Guilherme Costa concorrem a prêmio de melhores do Pan

"Fiquei surpresa", disse ex-coordenadora da área Mulher no Esporte ao Ça Va Paris, do sportv

Demitida do COB, Isabel Swan relata discordâncias com direção e vai buscar vaga na vela em Paris

Velejadora medalhista olímpica estava à frente de ações ligadas às mulheres no esporte há pouco mais de dois anos e viu a delegação feminina do país quebrar recordes e terminar à frente dos homens no Pan de Santiago

COB demite Isabel Swan, coordenadora da área Mulher no Esporte do Time Brasil - Programa: ge.globo