TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


A equipe brasileira conquistou a vaga olímpica na final da Copa das Nações de Saltos, em Barcelona, neste domingo. O Brasil precisava ficar à frente dos Estados Unidos para carimbar o passaporte para Paris 2024, e deu certo, foram oito pontos contra nove dos americanos. Pedro Veniss, Stephan Barcha, Luciana Diniz e Rodrigo Pessoa terminaram a competição em quarto lugar.

- Foi uma vitória, estávamos com a missão de buscar essa vaga aqui contra os Estados Unidos, que é uma equipe muito forte. Missão cumprida! Nosso grupo é muito unido, foram dias muito bons por aqui - disse Rodrigo Pessoa.

Rodrigo Pessoa comemora vaga em Paris 2024

Rodrigo Pessoa comemora vaga em Paris 2024

Rodrigo Pessoa é o integrante mais experiente da equipe, se for convocado, ele disputará os Jogos Olímpicos pela oitava vez. A estreia foi em Barcelona 1992, o cavaleiro foi campeão em Atenas 2004 e bronze por equipes em Atlanta 1996 e Sidney 2000.

Quatro conjuntos participaram da Copa das Nações de Saltos, a pior (maior) pontuação foi descartada. Lembrando que o vencedor é aquele que errar menos em menor tempo possível.

Pedro Veniss abriu a participação brasileira com quatro pontos de penalidade. Stephan Barcha foi o segundo e teve o pior desempenho sofrendo 10 pontos. Luciana Diniz zerou o percurso. Rodrigo Pessoa fechou com mais quatro, total de oito pontos para o Brasil.

- Não tenho palavras para expressar a felicidade e gratidão de estar em Barcelona com o time brasileiro. Foi uma chance muito importante, porque eu venho de uma lesão grave e muitos meses sem montar. Voltar a saltar pela equipe brasileira é um grande sonho - disse Luciana Diniz, que zerou o percurso.

Trecho da prova de Luciana Diniz - imagens da FEI

Trecho da prova de Luciana Diniz - imagens da FEI

Já são 17 países confirmados nas provas de salto na capital francesa: França, Suécia, Países Baixos, Grã-Bretanha, Irlanda, Alemanha, Aústria, Suíça, Bélgica, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Austrália, Japão, Polônia, Israel e Brasil.

O hipismo é uma das modalidades mais tradicionais do esporte olímpico, está no programa desde 1900, e em Paris terá três categorias: adestramento, CCE e saltos. As competições de hipismo serão disputadas no Palácio de Versailles, a cerca de 40km da capital francesa, de dia 27 de julho até 6 de agosto.

Palácio de Versailles será palco do hipismo nas Olimpíadas — Foto: Divulgação

Veja também

Mais do ge

Georgie Campbell caiu do cavalo durante o evento “Bicton International Horse Trials”, realizado em Devon, no Reino Unido, no domingo. Ela não resistiu aos ferimentos causados pela queda

Campeã de hipismo morre aos 37 anos após sofrer acidente em competição

Protagonista de série do globoplay sobre Jogo do Bicho, amazona recebe o ge e mostra rotina pacata no interior de SP: "Estou tentando voltar minha cabeça para o esporte, sair do problema"

Uma nova vida: Shanna Garcia, de "Vale o Escrito", volta ao hipismo e sonha com Olimpíadas

Confederação Brasileira de Hipismo e outras três entidades pediram abertura de inquérito policial sobre Marcello Artiaga, suspeito de ter esfregado o casco do cavalo Imperador Método com produto que causa hipersensibilidade na pata

Campeão pan-americano de hipismo é acusado de maus tratos a cavalo

Experiente, cavaleiro medalhista de ouro em Atenas 2004 detalha preparação para sua oitava Olimpíada e está confiante em Major Tom, sua nova montaria

Rodrigo Pessoa vê boas chances nas Olimpíadas de Paris com novo cavalo: "Alto potencial"

Campeão olímpico tem a história contada em filme, que trata ainda da crise entre seu dono e o cavaleiro Rodrigo Pessoa até a aposentadoria em Portugal

Da refugada em Sydney 2000 ao ouro em Atenas 2004: cavalo Baloubet ganha documentário - Programa: ge.globo

Em Fortaleza para uma clínica para atletas cearenses, cavaleiro fala com exclusividade ao ge sobre momento da modalidade e aponta nomes que podem se destacar

Doda Miranda vê Brasil forte para o hipismo em Paris: "Como há muito tempo não via"

Cavaleiro monta a égua Briseis D Ouilly e é campeão sem cometer faltas e com o melhor tempo da final

Hipismo: Adolpho Carlos Lindenberg vence Troféu Roberto Marinho - Programa: ge.globo

Cavaleiro Márcio Jorge Carvalho fica com a prata no individual do hipismo CCE

Hipismo CCE: Brasil é bronze por equipes e garante vaga nas Olimpíadas

Cavaleiro, que é filho da Hortência, garante segundo lugar histórico no individual estilo livre; o Brasil tinha apenas um bronze em 1983 de Orlando Facada

Pan 2023: João Victor Oliva garante prata inédita no hipismo adestramento - Programa: ge.globo

Equipe brasileira de hipismo saltos supera EUA, termina em 4º lugar e carimba passaporte para Paris 2024

Brasil garante vaga olímpica por equipes na Copa das Nações de Saltos - Programa: ge.globo