Yago Dora dá show de aéreos, vence Medina e vai à final da WSL de El Salvador

Yago coloca tricampeão mundial em combinação em duelo brasileiro da semifinal e pode entrar no top-5 do ranking caso conquiste o título em Punta Roca

Por Redação do ge — Punta Roca, El Salvador


Yago Dora soma 17.66, elimina Medina e está na final da etapa de El Salvador

Yago Dora se classificou para a final da etapa de El Salvador da WSL. Neste domingo, depois de vencer o australiano Jack Robinson nas quartas de final, o surfista de 28 anos deu um show de aéreos para vencer Gabriel Medina em um duelo brasileiro na semifinal de Punta Roca. A organização do evento prevê a final contra o havaiano John John Florence ainda neste domingo.

Yago Dora acerta mais um aéreo e consegue 9.33 na semifinal

É a primeira final de Yago Dora neste ano e a segunda da carreira - foi campeão em Saquarema no ano passado. O brasileiro, que passou do corte de meio de temporada na última posição, foi o quinto colocado na última etapa, em Teahupo'o, vai dar um salto na classificação de pelo menos dez posições e pode entrar no top 5 caso conquiste o título em El Salvador.

Yago Dora em El Salvador — Foto: WSL

Parando na semifinal, Medina repete o desempenho de Teahupo'o e vai subir pelo menos cinco posições no ranking. Está na sexta posição, mas vai ser ultrapassado por Yago caso o compatriota seja campeão em El Salvador.

Yago Dora consegue o aéreo e soma 8.33 na semifinal em El Salvador

O duelo brasileiro da semifinal

Yago errou em uma primeira tentativa (0,5 ponto), mas mesmo sem a prioridade pegou uma onda intermediária e encaixou um aéreo com rotação para conseguir um 8,33. Medina tentou responder na mesma moeda e voou alto, mas não completou o aéreo (1,67).

Yago Dora tira 6.67 e segue na frente na semifinal da WSL

Yago conseguiu mais uma boa onda intermediária com um aéreo mais baixo e tirou 6,67 pontos, deixando o tricampeão mundial em combinação - quando o surfista precisa de mais de dez pontos para virar. Mesmo com a vantagem, ele não diminuiu o ritmo. Deu mais um show de aéreo para ganhar a maior nota do dia até então: 9,33 pontos.

Yago Dora em El Salvador — Foto: WSL

Medina não jogou a toalha e por várias vezes tentou sem sucesso completar um aéreo até conseguir uma nota 6,73, mas não sair da combinação. Faltando três minutos para o fim da bateria, o tricampeão mundial conseguiu acertar uma bela onda com um aéreo na junção. Ainda assim tirou 7,50 sem sair da combinação: 17,66 a 14,23 pontos.

Gabriel Medina consegue um 7.50 faltando dois minutos para o fim da bateria

John John tira nota 10

Atual líder do ranking, John John Florence chegou à sua quarta final no ano em busca do primeiro título na temporada. O havaiano superou o sul-africano Matthew McGillivray com direito a um aéreo de nota 10 unânime.

John John Florence consegue um 10.00 de forma unânime na semifinal em El Salvador

Veja os confrontos das quartas

Bateria 1 - João Chianca (BRA) 10,24 x 15,27 Gabriel Medina (BRA)
Bateria 2 - Jack Robinson (AUS) 11,50 x 14,54 Yago Dora (BRA)
Bateria 3 - John John Florence (HAV) 15,17 x 9,67 Crosby Colapinto (EUA)
Bateria 4 - Matthew McGillivray (AFS) 15,17 x 13,70 Jordy Smith (AFS)

Veja os confrontos das semifinais

Bateria 1 - Gabriel Medina (BRA) 14,23 x 17,66 Yago Dora (BRA)
Bateria 2 - John John Florence (HAV) 17,50 x 14,43 Matthew McGillivray (AFS)

Veja o confronto da final

Yago Dora (BRA) x John John Florence (HAV)