Seleção feminina de goalball disputa Malmö Cup no último teste antes das Paralimpíadas de Paris

Time brasileiro busca primeiro título da competição que vai reunir sete das oito equipes que vão brigar pelo ouro paralímpico na França

Por Redação do ge — Malmö, Suécia


A seleção brasileira feminina de goalball estreia na Malmö Cup, na Suécia, na madrugada desta sexta-feira (24) contra o Canadá, às 6h45 (de Brasília). O torneio é o último teste da equipe antes das Paralimpíadas de Paris, que começam no dia 28 de agosto.

Seleção feminina de goalball estreia nesta sexta na Malmö Cup — Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

As brasileiras integram o Grupo B que, além do Canadá, conta com China, Ucrânia e Suécia. O Grupo A é formado por Japão, Coreia do Sul, Grécia, Turquia e França. De acordo com o sistema de disputa, as equipes se enfrentam dentro das suas chaves e as duas melhores de cada avançam às semifinais. As disputas acontecem até domingo (26).

O Brasil é comandado pelo técnico Alessandro Tosim, que tem um elenco formado por seis atletas. As escolhidas foram: as alas Daniele Longhini e Jéssica Vitorino, que atuam pelo Sesi de Mogi das Cruzes, as alas pivôs Moniza Aparecida de Lima, também do Sesi, Geovana Clara Costa de Moura, da ADEVIRN-RN, e Kátia Aparecida Ferreira Silva, do Instituto Athlon-SP, e a pivô Ana Gabriely Brito, do Sesi Mogi.

Desde 2022, a Malmö Cup voltou a ser disputada apenas na categoria feminina. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres, que foram prata em 2019. Nas duas últimas edições, elas ficaram com o bronze.

Goalball feminino foi bronze em Santiago — Foto: Washington Alves/CPB

Bronze no Parapan de Santiago no ano passado, as meninas do Brasil ficaram de fora dos Jogos de Paris, mas garantiram a vaga após convite da Federação Internacional.