Rayssa Leal avança para as semis no skate street do Pré-Olímpico de Xangai

Park tem 5 brasileiros nas semifinais do masculino: Pedro Quintas, Augusto Akio, Pedro Carvalho, Pedro Barros e Luigi Cini

Por Redação do ge


O Brasil segue forte rumo a Paris no Pré-Olímpico de skate em Xangai. Na noite de quinta-feira e na madrugada de sexta-feira (17), 6 brasileiros se classificaram para as semifinais da competição. Rayssa Leal foi a única representante do país a se classificar no street, entre as mulheres. Já no park masculino, Pedro Quintas, Augusto Akio, Pedro Carvalho, Pedro Barros e Luigi Cini garantiram vaga nas semis. O Brasil teve doze atletas presentes nas disputas classificatórias do Street feminino e do park masculino.

Rayssa Leal se classifica para as semifinais do Pré-Olímpico de skate Street — Foto: Confederação Brasileira de Skateboarding

A disputa do street feminino da Série Qualificatória Olímpica contou com 6 representantes brasileiras. Rayssa Leal ficou em sexto lugar com 76.01 pontos e conseguiu avançar par as semifinais. As outras cinco atletas foram eliminadas. Pâmela Rosa foi quem chegou mais perto de avançar, ficando com a 26ª colocação e com 53.19 pontos. Na sequência, Marina Gabriela ficou em 32º lugar e Gabriela Mazzeto em 33º com 36.29. Ainda tivemos Isabelly Ávila em 41º e Kemily Suiara em 44º.

Já no Park masculino o Brasil brilhou! Dos seis representantes, 5 se classificaram para as semifinais da competição, ficando entre os 16 melhores. Pedro Quintas ficou em 3º lugar, com 83.84 pontos. Em sétimo ficou o Augusto Akio, que fez 83.25. Para completar, Pedro Carvalho ficou em 9º com 83.04, Pedro Barros em 11º (81.85) e Luigi Cini em 14º (78.76).

As disputas das categorias acontecem praticamente da mesma maneira, são divididas em três partes. Na primeira, são 44 skatistas que buscam alcançar a melhor nota. Os 16 atletas que conseguirem as maiores pontuações, avançam para as semifinais. Na segunda parte, os skatistas classificados precisam mais uma vez buscarem as melhores notas para ficar entre os oito melhores que se classificam na final. Na terceira parte, os oito atletas que chegarem até lá brigam entre eles para levar o troféu de campeão para casa. A diferença entre as categorias é que no masculino os atletas tem direito a três voltas, no feminino são apenas duas tentativas.

Rayssa Leal começa amanhã série classificatória para os Jogos Olímpicos

Xangai é a primeira etapa das classificatórias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A segunda prova será em Budapeste, na Hungria, e ao final dela, todos os pontos obtidos serão somados pelo ranking. Os 20 melhores skatistas em cada modalidade, vão garantir o passaporte para Paris. Vale destacar que há o limite de três cotas por gênero para cada nação.