Embora haja mistério nas escalações de Grêmio e Inter para o clássico 442 deste sábado, em Curitiba, é certo que os rivais estarão desfalcados de alguns dos principais destaques. Muito pela condição do calendário brasileiro, que seguiu normalmente com o Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América. Além disso, as lesões também atrapalham a nominata.
Mauricio Saraiva fala sobre o clássico Gre-Nal
São cinco jogadores da dupla presentes no torneio de seleções nos Estados Unidos. Os gremistas Villasanti e Soteldo representam Paraguai e Venezuela, respectivamente. Enquanto os colorados Rochet, Valencia e Borré estão com Uruguai, Equador e Colômbia, nesta ordem.
Exatamente por serem selecionáveis, esses jogadores têm enorme destaque nos rivais gaúchos. Do lado azul, Villasanti tornou-se um dos melhores volantes do futebol brasileiro, e Soteldo chegou neste ano com status de grande reforço.
Pedro Ernesto Denardin comenta o clássico Gre-Nal, que acontece no sábado
Na parte vermelha, Rochet e Valencia estão no Beira-Rio desde o ano passado e já mostraram valor dentro do elenco, enquanto Borré desembarcou em Porto Alegre nesta temporada para ser protagonista de um clube que busca sair da fila de títulos. O colombiano custou mais de R$ 30 milhões.
Não bastasse a Copa América, o departamento médico também desfalca Grêmio e Inter. Diego Costa, principal contratação gremista e "substituto" de Luis Suárez, sofreu lesão muscular na coxa esquerda e ficará fora de ação por, pelo menos, dois meses.
Já Alan Patrick, camisa 10 e uma das lideranças do vestiário colorado, teve um estiramento na coxa esquerda e foi baixa nos últimos jogos. Em recuperação, o meia não tem presença garantida no clássico, que seria o quarto desfalque de peso do time, três no setor ofensivo.
Soma-se a isso o desfalque de Pepê, mais um titular de Renato no Tricolor. Neste caso, porém, por suspensão. O volante foi expulso na derrota para o Fortaleza ao atingir o adversário com um carrinho. Atitude chamada pelo treinador de "infantil", rendendo multa ao jogador.
O clássico das ausências marca também dois times em momentos distintos no Brasileirão. Embora seja apenas nono colocado, com 14 pontos, o Inter está mais estável. Ao contrário do Grêmio, na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com apenas seis pontos.
O Gre-Nal 442 começa às 17h30 deste sábado, no Couto Pereira.
Principais desfalques do Grêmio:
- Villasanti (convocado pelo Paraguai)
- Soteldo (convocado pela Venezuela)
- Diego Costa (lesionado)
- Pepê (suspenso)
Principais desfalques do Inter:
- Rochet (convocado pelo Uruguai)
- Valencia (convocado pelo Equador)
- Borré (convocado pela Colômbia)
- Alan Patrick (em recuperação de lesão - a confirmar)