Brasil vence Polônia em amistoso antes do Pré-Olímpico de basquete

Bruno Caboclo é cestinha, e Mãozinha registra duplo-duplo em triunfo brasileiro por 91 a 75

Por Redação do ge — Opatija, Croácia


O Brasil entrou em reta final de preparação para o Pré-Olímpico masculino de basquete, que será disputado em Riga, na Letônia, entre os dias 2 e 7 de julho. A seleção está na Croácia e, nesta segunda-feira (24), venceu a Polônia em amistoso, por 91 a 75. O jogo marcou a reestreia do técnico Alexander Petrovic e o retorno de Raulzinho às quadras, após quase um ano afastado por lesão.

Raulzinho em amistoso do Brasil contra a Polônia — Foto: Confederação Brasileira de Basquete

– Feliz de voltar, de fazer meu primeiro jogo após a lesão. Só quem convive comigo sabe tudo que passei. Então, é muito bom poder jogar bem, ajudar. Agora é seguir evoluindo para buscar nossa vaga olímpica – disse Raulzinho.

O cestinha do amistoso foi Bruno Caboclo, com 21 pontos. Mãozinha registrou um duplo-duplo de 18 pontos e 12 rebotes. Petrovic optou por rodar bastante o elenco, dando oportunidades aos jogadores. Ao todo, 14 atletas estão na Croácia com a seleção brasileira, e dois ainda serão cortados antes do Pré-Olímpico. Yago, em recuperação de lesão, e Marcelinho Huertas, que se juntou ao grupo há pouco tempo, não entraram em quadra nesta segunda.

Contra a Polônia, o Brasil teve bom aproveitamento dentro do garrafão, convertendo 70% dos arremessos, mas o índice caiu bastante nas bolas de três pontos (cinco conversões em 22 tentativas, com 22% de aproveitamento). A vantagem brasileira no placar foi construída, sobretudo, no segundo e no último quartos.

Ainda na Croácia, o Brasil realizará mais dois amistosos antes do Pré-Olímpico. Na quarta-feira, às 13h30 (de Brasília), enfrentará os donos da casa. Dois dias depois, às 15h, duelará com a Eslovênia, que poderá ter o astro Luka Doncic em quadra.

Termômetro olímpico: vôlei, tiro com arco e ginástica rítmica são os destaques da semana

Para se garantir nas Olimpíadas de Paris, o Brasil precisará ser campeão do Pré-Olímpico de Riga. Inicialmente, a seleção está em um grupo com Camarões e Montenegro. Caso avance para as semifinais, poderá enfrentar Letônia, Geórgia ou Filipinas na tentativa de buscar o título.

Dona de três medalhas de bronze (em 1948, 1960 e 1964) em Olimpíadas, a seleção masculina do Brasil não participou dos Jogos de Tóquio. A conquista da vaga em Paris esteve perto de acontecer na Copa do Mundo de 2023, mas o sonho foi interrompido por uma vitória do Canadá sobre a Espanha.