Sabalenka desiste das Olimpíadas de Paris: "Preciso cuidar da saúde"

Atual número 3 do mundo optou por abdicar dos Jogos e focar no calendário de WTA; Ons Jabeurs, atual número 10, também anunciou desitstência

Por Redação do ge — Rio de Janeiro, Brasil


A disputa do tênis em Paris 2024 terá a ausência de um grande nome: a belarussa Aryna Sabalenka. A tenista número 3 do ranking mundial confirmou, nesta segunda-feira, que ficará fora dos Jogos de Paris para focar no calendário oficial da WTA e "cuidar da saúde".

- Eu tenho que sacrificar alguma coisa. Nesta fase da minha carreira e principalmente com todas as lutas que tive nos últimos meses, preciso cuidar da minha saúde.

Aryna Sabalenka comemora ponto diante de Iga Swiatek na final do Masters 1000 de Madrid — Foto: REUTERS/Susana Vera

A atleta de 26 anos, representante de Belarus, justificou a ausência em Paris 2024 devido ao calendário apertado de WTA e grandes desafios que terá nos próximos meses:

- Não vou jogar as Olimpíadas por causa das regras da WTA com torneios obrigatórios. Infelizmente tenho que sacrificar os Jogos - disse a atual número 3 do mundo.

Termômetro olímpico: vôlei feminino e Hugo Calderano são os destaques da semana

A disputa do tênis nos Jogos Olímpicos de Paris acontece nas quadras de saibro de Roland Garros. Vinte e dois dias depois os grandes nomes do esporte estarão no US Open, Grand Slam norte-americano que é disputado nas quadras duras. A atleta ressaltou a diferença entre os torneios e disse preferir se preparar para o torneio de WTA.

- Prefiro descansar um pouco para ter certeza de que estou pronta fisicamente e de saúde para as quadras duras. É demais para mim e tomei a decisão de cuidar da minha saúde - completou.

Aryna Sabalenka estreia com vitória no Miami Open — Foto: Megan Briggs/Getty Images

Vale ressaltar que, além da necessidade de conciliar os calendários, Sabalenka não poderia representar o seu país na competição, já que atletas russos e bielorrussos classificados para os Jogos só poderão competir como atletas neutros, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Daniil Medvedev, por exemplo, estará nas Olimpíadas de Paris 2024 como atleta neutro.

Outra desistência

Além de Sabalenka, a tunisiana Ons Jabeur, que também figura no top 10 do mundo, também anunciou desistência do torneio nesta segunda-feira (17). A tenista, por meio de uma nota oficial, informou que não estará na disputa dos Jogos por conta da mudança de piso e possibilidade de lesões no joelho:

- Após consultar minha equipe médica visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, decidimos que a rápida mudança de superfícies poderia colocar o meu joelho e o restante da temporada em risco, então, infelizmente, estou fora das Olimpíadas. Sempre amei representar meu país, mas preciso escutar meu corpo e minha equipe médica - publicou Ons Jabeur.

Ons Jabeur, da Tunísia, lamenta erro e tenta se concentrar na final do US Open contra Iga Swiatek, da Polônia — Foto: Matthew Stockman/Getty Images

A competição de tênis nos Jogos Olímpicos 2024 será realizada entre os dias 27 de julho e 4 de agosto.