Brasil vence Turquia e fecha primeira fase da Liga das Nações de forma invicta

Seleção feminina de vôlei atropela atuais campeãs e garante primeira posição na Liga das Nações

Por Redação Ge — São Paulo


Turquia 0 x 3 Brasil | Melhores Momentos | Liga das Nações de vôlei feminino 2024

Pela primeira vez na história da Liga das Nações, um país termina a primeira fase da competição sem perder jogos. Neste domingo, a seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Turquia, atual campeã da competição, por 3 a 0, parciais de 25/14, 25/14 e 25/19 em 1h11 de partida, e encerrou a etapa preliminar com 12 jogos e 12 vitórias. Com o resultado, o time vai jogar as quartas de final contra a Tailândia, na quinta-feira.

Brasil comemora ponta com a Turquia — Foto: Divulgação/FIVB

O técnico da Turquia, Daniele Santarelli, rodou bastante o elenco nos dois primeiros sets. Mas não para poupar as jogadoras, e sim porque o bloqueio e a defesa do Brasil conseguiram neutralizar as duas principais armas das rivais: os ataques de Vargas e Karakurt. O saque da seleção brasileira encaixou muito bem, e a Turquia é um time que tem muita dificuldade de jogar quando o passe não sai perfeito.

No total, Rosamaria fez 14 pontos, Carol 11 (três deles de bloqueio), Ana Cristina 11, Thaísa e Gabi com oito. O número de erros do Brasil jogo inteiro foi baixíssimo, apenas dez. As turcas cometeram 22 equívocos. Vargas, grande arma turca, fez 13 pontos, enquanto Karakurt anotou apenas cinco.

Roberta foi um dos destaques da partida — Foto: Divulgação/FIVB

Roberta conseguiu distribuir muito bem o ataque brasileiro no primeiro set. Assim, em 20 minutos, o time fechou a parcial em 25/14. Cinco pontos de Rosamaria, quatro de Ana Cristina, três de Gabi, dois de Carol e um de Thaísa. O segundo set teve o mesmo roteiro: desde o início, domínio verde-amarelo, e o resultado igual: 25/14.

O terceiro set parecia ir para outro caminho, já que a Turquia começou melhor e abriu 2 a 0 no placar. Mas a seleção brasileira seguiu com poucos erros e, com passe e saque muito bons, fazia as viradas de bola com tranquilidade. O placar ficou 20 a 12 mas, com três pontos turcos seguidos, José Roberto Guimarães pediu tempo pela primeira vez. Na volta, as brasileiras mantiveram a calma e fecharam em 25/19.