João Fonseca vence com facilidade em sua estreia na grama

Tenista brasileiro de 17 anos derrotou o inglês Kyle Edmund por 2 sets a 0 no Challenger de Surbiton, em Londres

Por Redação do GE — Londres, Inglaterra


Com apenas 17 anos, o brasileiro João Fonseca desbrava alguns desafios pela primeira vez. Nesta quarta-feira (05), ele estreou na quadra de grama, em partida válida pelo Challenger de Surbiton, em Londres, na Inglaterra. A vitória em 1h01 por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, sobre o inglês Kyle Edmund — que chegou a ser o 14º do mundo em 2018 — demonstra que o carioca não encontrou dificuldades ao trocar o marrom das quadras de saibro pelo verde dos gramados.

João Fonseca durante vitória sobre Kyle Edmund — Foto: Divulgação/ATP Challenger Tour

— Eu cheguei na quinta, então deu pra treinar bem aqui. E o estilo que eu jogo, um pouco mais agressivo, vai bem aqui. Eu jogo pra cima e o jogo na grama é bem mais rápido, os pontos são mais rápidos, então eu gosto de jogar na grama. É minha terceira vez, mas a primeira como profissional, então me sentindo muito bem. Ganhar de um ex-top 20 como o Kyle significa muito — disse João após a vitória, ao portal "Talking Tennis".

Atualmente, João Fonseca é o 230º colocado no ranking mundial; Edmund, 496º. Com a vitória, o brasileiro avança às oitavas e irá enfrentar o vencedor da partida entre o americano Brandon Nakashima (84º) e o italiano Mattia Bellucci (176º). Este foi o primeiro jogo do João depois de mais de um mês fora das quadras. A última partida disputada, até então, havia sido a derrota para o britânico Norrie (30º), por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, na segunda rodada do Masters 1.000 de Madri no fim de abril.

João Fonseca durante vitória sobre Kyle Edmund — Foto: Divulgação/ATP Challenger Tour

João Fonseca estreou no estreou no ATP Tour em 2023, no Rio de Janeiro, quando ainda tinha 16 anos, graças a um wild card. Ele foi campeão em 2023 no US Open e se tornou o número 1 do mundo no ranking mundial juvenil. Após chegar às quartas de final no Rio Open, no início deste ano, João Fonseca decidiu virar profissional.

Termômetro olímpico: fim de semana de bons resultados no vôlei, atletismo e tênis de mesa