Stock Car 2024 começa neste sábado, com novo formato e estreias

Temporada terá despedida do modelo JL-G09B, estreia de Belo Horizonte no calendário, mudanças no fim de semana e Gabriel Casagrande em busca do tricampeonato

Por Redação do ge — Goiânia


A espera, enfim, está perto de terminar. A Stock Car retorna oficialmente neste fim de semana, 2 e 3 de março, na etapa de Goiânia - batizada de GP Wilson Fittipaldi Jr em homenagem ao ex-piloto da F1 e da categoria brasileira que morreu na última sexta-feira.

A temporada 2024 terá o agora bicampeão Gabriel Casagrande na defesa do título e rumo ao tri, enfrentando potenciais recordistas, estreantes de peso e um novo formato de fim de semana que promete aumentar a ação nas pistas. O ge.globo listou tudo sobre o novo ano da principal categoria automobilística do Brasil. Veja!

CEO Fernando Julianelli fala sobre as novidades do regulamento da Stock Car

O sportv2 transmite neste sábado, 2 de março, a classificação do GP Wilson Fittipaldi Jr a partir das 10h50, e às 14h20, a corrida sprint da etapa. No domingo (3) a transmissão da corrida principal começa 11h30 no sportv3. As atividades são no horário de Brasília.

Mudanças no formato

A partir deste sábado, os fãs da Stock Car poderão assistir às provas em um novo formato. Agora, as duas corridas no domingo serão espaçadas pelo fim de semana. A primeira largada do fim de semana será na corrida sprint de sábado, com duração de 30 minutos.

Largada para a corrida 1 da Super Final da temporada 2023 da Stock Car, com Ricardo Zonta à frente — Foto: Duda Bairros

No domingo, a corrida principal vai crescer, tendo agora 50 minutos de duração. Em ambos os casos, há ao menos um pit stop obrigatório para troca de pneus; na corrida de domingo, são duas paradas mandatórias.

A classificação vai manter o formato de três segmentos, mas também sofreu mudanças: no Q1, dois grupos de 16 carros cada vão disputar as 20 vagas para a etapa seguinte. Nesta, os 20 carros restantes vão definir os oito que decidem o pole position no Q3.

Outras alterações no regulamento são o encurtamento do fan push - potência extra para os seis pilotos mais votados pelos fãs -, mas com mais acionamentos por corrida; 10% de potência extra para pilotos novatos e menos descartes dos piores resultados (de quatro provas para duas).

Hora do adeus

A temporada 2024 vai ter, além dos confrontos nas pistas, uma despedida: este será o último ano do modelo Stock Car JL-G09B. O carro estreou em 2020 e marcou época por aproximar categoria a linhas mais próximas às encontradas no mercado de automóveis. Neste período, a Stock viveu marcos históricos como a primeira corrida em um aeroporto comercial, no Galeão (2022); o retorno ao exterior, em Buenos Aires (2023), e a comemoração da 150ª prova em Interlagos (2023).

Em 2025, a Stock Car passará por nova mudança, com sedãs dando lugar aos SUVs (veículos utilitários esportivos, na sigla em inglês). Serão quatro montadoras com oito modelos cada, em um grid composto por 32 pilotos. O Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross já estão confirmados, e outras duas fabricantes ainda serão anunciadas em abril de 2024.

Temporada 2024 será a despedida do modelo Stock Car JL-G09B — Foto: Divulgação/Stock Car

Estreia de Belo Horizonte

A Stock Car 2024 terá 24 corridas divididas em 12 etapas entre março e 15 de dezembro, quando ocorre a Super Final em Interlagos. O cronograma terá uma ida ao Uruguai e também a estreia de um circuito em Belo Horizonte, nas ruas do entorno do estádio Mineirão.

A preparação para a etapa mineira inclui o corte de 63 árvores - incluindo seis ipês-amarelos, imunes de corte pela legislação estadual -, o que motivou manifestações de ativistas ambientais. Em resposta, a prefeitura de BH anunciou o plantio "compensatório" de 688 árvores. A empresa responsável pela organização da Stock fará a manutenção das mudas durante o vínculo de cinco anos, que prevê uma corrida anual em Minas Gerais até 2028.

Árvores derrubadas da Avenida Rei Pelé, no entorno do Mineirão — Foto: Rodrigo Salgado/g1

Em busca do tri

Aos 29 anos de idade, o paranaense Gabriel Casagrande vai em busca do tricampeonato da Stock Car. O piloto da A.Mattheis Vogel é o atual campeão da categoria, tendo confirmado seu segundo título da carreira na última etapa de 2023. Ele soma dez vitórias e 39 pódios na categoria até aqui.

Gabriel Casagrande é bicampeão da Stock Car em Interlagos — Foto: Erik Rehder

Mesmo sem pontuar na corrida 2 de Interlagos, na vitória de Felipe Massa, Casagrande fez valer a constância ao longo de 2023 e sustentou a vantagem sobre o rival Daniel Serra. Aos prantos, Gabriel cruzou a linha de chegada em São Paulo em 21º, cravando uma folga de 12 pontos na tabela. Relembre o título aqui.

Novatos chegando

Quatro calouros estrearão em 2024: o destaque é Zezinho Muggiati, campeão da Stock Series em 2023. Depois de faturar o prêmio de R$ 2,5 milhões com a conquista do título, ele reforça a KTF Sports neste ano.

Também campeão da categoria de base da Stock Car - mas em 2017 -, Gabriel Robe chega para a WOKIN Garra Racing. Outro nome é o de Arthur Leist, reforço na Full Time Sports, na qual já substituiu Tony Kanaan na etapa de Tarumã ano passado.

Zezinho Muggiati comemora vitória em Interlagos na temporada 2023 da Stock Series — Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

O quarto e último piloto é Raphael Teixeira, que também disputou cinco corridas em 2023 pela Scuderia Chiarelli: a escolhida para sua estreia foi a ASR Competições.

Dança das cadeiras

Muita coisa vai mudar no grid da Stock Car em 2024; ao menos, no que diz respeito aos boxes de cada piloto. Rafael Suzuki, por exemplo, deixou a Pole Motorsport rumo a TMG Racing, na qual corria Julio Campos - este, por sua vez, irá para a Pole Motorsport.

O jovem Felipe Baptista, de 20 anos, está de saída da KTF Sports e já fechou com a Crown Racing para substituir Nelson Piquet Jr, este encaminhado para a Cavaleiro Sports, time que representará ao lado de Gaetano di Mauro, ex-piloto da HotCar.

A Hot Car também sofre com o desfalque de Lucas Kohl, de saída para a Garra Racing. A Scuderia Chiarelli também perde Raphael Teixeira, nova adição na equipe estreante ASR Competições.

Temporada de recordes

Uma lista seleta de pilotos chegará, nesta temporada 2024, às 300 corridas na categoria: Daniel Serra, Marcos Gomes, Átila Abreu, Julio Campos e Ricardo Zonta. O quinteto se junta a Allam Khodair e Ricardo Maurício, que já superaram a marca no último ano. O recordista de largadas na Stock Car é o carioca Cacá Bueno, ao chegar às 334 participações na etapa de Goiânia em abril de 2023.

Daniel Serra comemora vitória na etapa de Goiânia da Stock Car 2023 — Foto: Marcelo Machado de Melo

Em 2024, a principal categoria brasileira pode eleger um novo candidato ao segundo lugar no ranking de maiores vencedores da história, desbancando o mineiro Paulo Gomes, que venceu 40 corridas. Na lista, estão Thiago Camilo, com 39 triunfos, e Cacá Bueno e Ricardo Maurício, com 37. O maior vencedor de todos os tempos é Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão e dono de 76 conquistas na Stock.

Pilotos confirmados

Cavaleiro Sports: Gaetano di Mauro e Nelson Piquet Jr;
RC: Daniel Serra e Ricardo Maurício;
Ipiranga Racing: Thiago Camilo e Cesar Ramos;
TMG Racing: Felipe Massa e Rafael Suzuki;
A. Mattheis Vogel: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti;
RCM Motorsport: Ricardo Zonta e Bruno Baptsta;
Full Time: Rubens Barrichello, Dudu Barrichello, Gianluca Petecof e Arthur Leist;
Blau Motorsport: Allam Khodair e Felipe Fraga;
Pole Motorsport: Julio Campos e Átila Abreu;
Crown Racing: Felipe Batista e Enzo Elias;
KTF Racing: Guilherme Salas e Zezinho Muggiati
KTF Sports: Cacá Bueno e Rodrigo Baptista;
Garra Racing: Gabriel Robe e Lucas Kohl;
ASR Racing: Rafael Teixeira.